Qual favela fica perto de Copacabana?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho.

Quantas favelas existem em Copacabana? Existem 04 (quatro) favelas, hoje chamadas de comunidades, situadas no bairro de Copacabana: Pavão Pavãozinho, Morro dos Cabritos (Ladeira dos Tabajaras), Chapéu Mangueira e Babilônia, com cerca de 10 mil moradores.

Localizado no Alto Vidigal, o Mirante do Arvrão é um lugar destinado a apreciar uma das vistas mais bonitas da comunidade! No ponto alto do morro, você consegue ver toda a beleza da cidade maravilhosa, com destaque para o por do sol e para a visão noturna do Rio de Janeiro com as luzes da cidade todas acessas.

Sobre o nosso passeio na Trilha do Morro dos Cabritos
O passeio é iniciado em Copacabana. De lá, andamos aproximadamente 20 minutos até o início da trilha que fica na Comunidade dos Tabajaras. No ponto mais alto, há uma vegetação exuberante, seu cume fica a 378 metros de altura.

Vidigal

Vidigal Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

No caso da Rocinha, a população contada pelo Censo 2022 foi de 67.199 pessoas, 2,8% abaixo da registrada em 2010. Há alguns fatores que podem transformar a lista, como o fato de que o Censo 2022 não abarcou as favelas em sua pesquisa de uma forma completa.

Consideradas de modo isoladas, as quatro maiores favelas do Rio de janeiro seriam: Rocinha, Jacarezinho, Nova Brasília e Vila do Vintém (tabela 1); considerando os ”complexos”, esse ranking muda e temos como maiores espaços favelados do município: Complexo da Maré, do Alemão, Rocinha e Jacarezinho.

As favelas de Complexo do Alemão, ao norte do Rio, são os que mais tiros têm, com pelo menos 1 por dia. A favela de Jacarezinho na zona norte da cidade onde reina a mais importante quadrilha do narcotráfico do Rio e da favela Manginhos estão entre os mais violentos da cidade.

Sendo apelidada como a maior comunidade sul-americana. Se localiza entre os bairros da Gávea, São Conrado (dois dos bairros com o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) mais alto da cidade) e Vidigal.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus.

Os bairros nobres do Rio de Janeiro são:

  • Leblon.
  • Copacabana.
  • Ipanema.
  • Lagoa.
  • São Conrado.
  • Jardim Botânico.
  • Botafogo.
  • Gávea.

Cinco favelas que atraem turistas no Rio

  • Rocinha. Foto: Custório Coimbra / Agência O Globo. ...
  • Vidigal. Foto: Ariel Martini. ...
  • Santa Marta. Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo. ...
  • Babilônia/Chapéu Mangueira. Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo. ...
  • Alemão. Foto: Nina Lima / Agência O Globo.

Apesar da faixa de areia ser a mesma, é considerado outro bairro, e possui duas favelas (Babilônia e Chapéu-Mangueira) que podem assustar um pouco os desavisados. Mas, em geral, tudo é tranquilo no calçadão, na areia e nas ruas próximas, sem maiores problemas.

Morro do Corcovado

Morro do Corcovado
O pico de 710 m tem esse nome devido à forma de corcunda e abriga uma estátua famosa, uma trilha e um mirante.