Qual fator de potência de uma geladeira?

Perguntado por: larruda3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Potência Elétrica Média (WATTS) de Aparelhos Elétricos

AparelhoPotência Aproximada (WATTS)
Freezer Horizontal500
Freezer Vertical300
Geladeira Simples250
Geladeira Duplex500

Geladeira e Freezer
Para a geladeira pode ir de 40 até 57 kWh e para o freezer varia de 48 até 54 kWh.

Assim, o caminho mais seguro para efetivamente corrigir o fator de potência e compensar a carga indutiva existente é fazer a conexão com um banco de capacitores. O resultado será o fornecimento da energia reativa necessária para a indução do equipamento por meio dos capacitores de correção instalados.

Há uma preocupação quanto ao comportamento do fator de potência das lâmpadas de Led acima de 5 W (maior que 70%), de 25 W e tubulares (maior que 92%), contudo, a resolução Inmetro nº 389/2014 é omissa com relação à característica do fator de potência (indutivo ou capacitivo).

É importante se atentar ao quadrante do triângulo, isso porque quando S está no primeiro quadrante, temos uma carga indutiva e um fator de potência atrasado. Já quando S está no quarto quadrante, a carga é capacitiva e o fator de potência está adiantado.

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

Eficiência Energética: A. Consumo aprox. de energia (kWh/mês): 56. Potência (watts): 155.

Considerando uma tensão de 220V, a corrente elétrica que passa pelo fio que a alimenta é de cerca de 1,5A. Admitindo. Uma geladeira comum consome cerca de 330W.

A utilização de grande número de motores de pequena potência. A utilização de motores com baixo carregamento. Ou seja, motores superdimensionados para as máquinas por eles acionadas. A utilização de transformadores com baixa carga ou operando no vazio.

A única maneira correta de encontrar a potência elétrica do ar-condicionado é usando este fator de eficiência. Portanto, a fórmula seria a quantidade de Btu multiplicado por 0,293 dividido pelo EER ou COP que é o fator de eficiência.

É um índice que relaciona a energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética. O fator de potência próximo de 1 indica pouco consumo de energia reativa em relação à energia ativa.

Você pode descobrir o consumo em watts de um eletrodoméstico lendo as informações da placa de informações. Essa placa se encontra na parte de trás do dispositivo em questão. Ela, provavelmente, listará a quantidade de volts, amps e watts necessários para seu perfeito funcionamento.

Consumos por diferentes modos de utilização:
Finalizar o cozimento e aquecer- média de 700-800 watts/hora; Descongelar alimentos – entre 300 a 400 watts/hora; Aquecer refeições prontas – cerca de 100 watts/hora.

4 - Motores elétricos acoplados em compressão, o pico de arrancada é de 5 vezes, como por exemplo, geladeiras, freezers, resfriadores de água ou leite, compressores de ar. Exemplo: o consumo de 01 geladeira de 500 Watts = 500W x 5 = 2.500 Watts de potência para dar partida na geladeira.

Potência: 165 watts.

Consumo Médio

Capacidade para:Potência Média:
280 litros40 kWh
300 litros45 kWh
340 litros60 kWh
440 litros (duplex)110 kWh

Nesse modelo, os capacitores são instalados junto ao equipamento que está gerando o baixo fator de potência. Ao corrigir o fator na causa, o banco de capacitores acaba reduzindo perdas de energia em toda a instalação elétrica da empresa. O mesmo ocorre com a tensão, que é equilibrada.