Qual farol não pode usar?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

Então, você pode usar a lâmpada super branca. O que você não pode é adaptá-la em veículos que saíram da fábrica possuindo lâmpadas halógenas em seus faróis. Para quem deseja colocar lâmpadas super brancas, a alteração deverá constar no Certificado de Segurança Veicular.

O Conselho Nacional de Trânsito proíbe películas, adesivos e pinturas na iluminação dos carros. Andar com essas películas pra farol pode dar multa e pontos na carteira de motorista. Então, leve isso em conta antes de comprar a sua!

De acordo com a Resolução 227 do Contran, a cor da luz emitida pelo farol deve ser branca, por isso faróis azuis ou amarelos não são permitidos.

Conforme estabelecido por lei no artigo 224 do capítulo XV, utilizar farol de milha em vias iluminadas é proibido, considerada infração leve, mas com penalidade de multa. O mesmo se aplica ao uso do farol alto. O valor da multa é R$127,69 e o motorista perde 5 pontos na CNH.

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.” Coimbra explica que a troca as lâmpadas do farol pelas de LED é considerada uma modificação no veículo.

Existem, sim, casos em que os faróis de led assumem a função do farol de neblina. Contudo, é preciso saber que suas funções são diferentes. Além disso, para trocar um farol de neblina por um de led, é necessário um estudo técnico. Isso porque o uso do farol full led não dispensa o farol de neblina.

As lâmpadas de farol NIGHT BREAKER UNLIMITED asseguram melhor visibilidade e até 110% mais luz sobre a via quando comparadas às lâmpadas halógenas standard, que pode resultar em tempos de resposta significativamente melhores.

Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

Destaque para a Philips e Osram que proporcionam a iluminação branca intensa e o desejado efeito xenon azulado para lanterna. A Philips e a Osram garantem também um ganho em até 130% a mais de luz, com um feixe que atinge até 35 metros de distância a mais do que as comuns.

Se você quiser ter um carro com xenon hoje, vai precisar de um modelo que já venha com ele de fábrica, ou que tenha o CSV emitido até 2011. Após essa data, não há mais como legalizar xenon. Importante: não há exceções. Em outros casos, mesmo que você solicite ao DETRAN, não vai ter como legalizar xenon.

Ele diz que ao “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados”, o motorista está cometendo um infração grave. No caso, ele terá que pagar uma multa de R$ 195,23. Além de levar cinco pontos na carteira.

Que tipo de insulfilm não é permitido? Com a nova regra, a quantidade de luz que passa pelo material do insulfilm não pode ser menor que 70%, independente da cor, para os vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Farol baixo
Ele deve ser acionado à noite e situações como neblina, estradas, túneis e locais escuros. O equipamento é suficiente para iluminar um trecho de aproximados 40 metros à frente.

A película de insulfilm para carros permitida por lei é a que apresenta transparência mínima de 75% no para-brisa, de 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% no restante dos vidros. Ou seja, as películas G35 e G20 são permitidas, enquanto a G5 é proibida.