Qual famoso brasileiro tem um elefante?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O elefante-marinho (Mirounga leonina) Fred — apelidado em homenagem ao, na época, jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, por ficar "paradão" — ganhou o coração dos capixabas ao fazer aparições nas praias do Estado. No entanto, há alguns anos o animal não faz uma visitinha em terras e águas capixabas.

Há aproximadamente, segundo levantamentos realizados pela equipe do SEB, 36 elefantes em cativeiro na América do Sul, sendo que 21 deles, vivem no Brasil. Cinco vivem atualmente no Santuário e 16 moram em zoológicos.

Os elefantes precisam ter o apoio de, no mínimo, uma pata a cada passo – o que lhes permite uma velocidade máxima de 4,97 m/s (cerca de 18 km/h), exclusiva ao trotar. No entanto, a frequência de sua marcha pode chegar a 3 Hz, maior que a previsível para animais desse tamanho, e típica de corridas.

elefante africano

O elefante africano é maior, com uma altura de 3 a 4 metros e pesando até 6 toneladas.

Com cerca de três toneladas, a elefanta poderá viver seus últimos dias de vida, após décadas de intenso sofrimento, livre em uma reserva no interior do Brasil, na Chapada dos Guimarães, a cem quilômetros da capital de Mato Grosso.

Esta é Teresita. Ela é uma das três elefantas que vivem no zoológico de São Paulo. Há duas elefantas asiáticas, Serva e Hangun, que são mantidas juntas, enquanto que Teresita é mantida separadamente.

A Índia

A Índia abriga a maior população de elefantes asiáticos do mundo, uma espécie listada como ameaçada de extinção, com populações em declínio em 13 países. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Um Ano na Terra dos Elefantes descreve a experiência de um brasileiro como observador militar das Nações Unidas na Costa do Marfim, país conhecido como “Terra dos Elefantes” e localizado na África Subsaariana.

Outro animal que não é natural da região, mas que é possível encontrar na Amazônia Legal é o elefante. Existe, inclusive o Santuário dos Elefantes no Brasil (SEB).

O elefante-asiático pode atingir entre 5 e 6,5 metros de comprimento, até 3 metros de altura e pesar de 2 a 5 toneladas. Já o elefante africano da savana pode medir até 9 metros da tromba até o rabo, pesar mais de 6 toneladas e chegar a até 4 metros de altura.

VISÃO. Os olhos dos elefantes são pequenos. Devido à posição e tamanho da cabeça e do pescoço, eles têm visão periférica limitada. Eles enxergam até mais ou menos 7 metros de distância.

Um elefante da savana adulto não possui predadores naturais, além do ser humano, sobretudo devido ao seu grande tamanho, mas os filhotes, especialmente os recém-nascidos, são vulneráveis a ataques de leões, crocodilos e mais raramente de leopardos e hienas.

Um grupo de elefantes chama-se manada. Este colectivo também se aplica a outros animais (cavalos, bois, etc.).

São conhecidas duas espécies de elefantes, a Loxodonta africana (elefante africano) e a Elephas maximus (elefante asiático).

O elefante da floresta e o da savana vivem de 60 a 70 anos, em média. Já o asiático pode chegar a 48 ou 50 anos.

baleia-azul

O maior animal conhecido hoje é a baleia-azul, podendo ultrapassar 20 metros de comprimento e 150 toneladas.

O número estimado de elefantes em seu habitat natural é entre 25.600 e 32.750 elefantes asiáticos, 250.000-350.000 elefantes das savanas e 50.000-140.000 elefantes das florestas.

O bioma brasileiro guarda similaridades com as descampadas savanas africanas e com as florestas asiáticas. A existência de diversos tipos de vegetação permite ao Santuário receber tanto elefantes africanos quanto os asiáticos.

No Zoológico de Belo Horizonte, administrado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, vivem três elefantes-africanos (Loxodonta africana), espécie que consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria “Em Perigo” (IUCN, 2021-1).