Qual família pode ter barba no Exército?

Perguntado por: osales2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Pelo histórico da família, o membro mais velho da família tem a prerrogativa de usar barba, autorizado pelo Exército Brasileiro.

O uso da barba é proibido por normas – as chamadas portarias ministeriais – estabelecidas pelas Forças Armadas. Os motivos são higiene e uniformização. O militar pode receber permissão para usar a barba com o objetivo de encobrir alguma cicatriz.

Art. 8º O uso de bigode somente é permitido aos militares estabilizados.

Dizem que somente os militares com parentesco com patronos são autorizados ao uso de barba, porém, não há uma proibição tácita, expressa ou de fato a respeito do uso, mas sim, um costume. Tal proibição é preconceituosa e discriminatória.

É vedado o uso de barba aos Oficiais e Praças da Polícia Militar.

A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...

Calma jovem, os militares não estão dizendo que ter barba é sinônimo de sujeira. Quanto a higiene, isso acontece por razões práticas. Militares, quando estão no campo de batalha ou em treinamento, fica com os pelos faciais mais expostos a sujeira, e não há água disponível para uma limpeza adequada.

Tatuagens, barba ou corte de cabelo não impedem o ingresso ao serviço militar. De acordo com o Exército Brasileiro, atualmente, há um grande número de jovens alistados.

O corte militar é um modelo simples e rápido de corte. Porque ele consiste em manter o cabelo baixo nas laterais, e os fios mais altos na parte superior da cabeça. Com as novas tendências aparecendo, agora é possível deixar um efeito degradê na lateral do cabelo.

Não pode ter cavanhaque, ter que ser um cabelo moderado...", diz o general Eron Carlos Marques, comandante militar do Nordeste. No Exército de homens sem barba, somente uma é permitida.

No Brasil, ao seguirem carreira militar ou servirem ao exército temporariamente, os homens devem seguir o corte militar modelo buzz cut — nele, a nuca e as laterais são raspadas no pente n°2 e o topo no pente n° 3.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

O cabelo curto deverá ser usado com penteado tradicional, não podendo o seu comprimento ultrapassar a altura da gola do uniforme. Nos casos de cabelos longos ou médios, estes devem estar presos em coque, com "redinha" na cor do cabelo.

Detalhes da convocação, como dia e horário, podem ser conferidos no site www.alistamento.eb.mil.br. O inscrito deve se apresentar de camisa, camiseta e calça comprida. Não é permitido piercing, boné e brincos.

O exército dos Estados Unidos emitiu nesta semana uma diretiva na qual permite os turbantes, os véus e as barbas para os soldados que professam o islã ou são seguidores do siquismo, que até agora não podiam expressar suas crenças no uniforme militar.

O cabelo deve estar em sua coloração natural, não podendo estar em cores que se sobressaiam, ou seja, indiscretas. 3.2 BARBA: - Deve ser raspada completamente, sem falhas, sem bigode e sem costeletas ou cavanhaques.

Já pedidos sobre cabelos, barbas e outros aspectos de aparência física, só são aceitáveis quando a função exigir determinadas medidas por higiene ou segurança, segundo os especialistas consultados.