Qual falta de vitamina causa sono em excesso?

Perguntado por: lsilva . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Pode parecer normal, mas o sono excessivo pode afetar o sistema cognitivo e trazer consequências negativas para o dia a dia, principalmente quando relacionados à produtividade. A sonolência excessiva pode estar relacionada apenas a maus-hábitos que, quando mudados, podem agregar uma qualidade de sono e vida melhores.

Os baixos níveis de vitamina D estão diretamente relacionados à quantidade e qualidade do sono que você está recebendo. Estudos em animais encontraram receptores de vitamina D nas partes do cérebro que regulam o sono.

Pois é, ao contrário do que se imagina, ter horas extras de sono pode não ser a cura para o cansaço. Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia. O diagnóstico toma por base os sintomas e, às vezes, os exames de sangue.

O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa. Para evitar que a doença volte, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e proteínas.

Complexo B dá sono? Não há evidências de que o complexo B possa causar sonolência.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Segundo dados da OMS, a deficiência de Vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão. Além disso, doenças como a esquizofrenia e alcoolismo também estão associadas a baixos níveis de 25-hidroxivitamina D.

Alongue-se a cada 30 minutos. 3- Exercício de respiração: inspire fundo o ar pelo nariz, segure por 2 segundos e depois solte pela boca. Repita até 10 vezes. Esses exercícios ajudam a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, podem combater a sensação de sonolência diurna.

Vitamina B12 alta: o que pode causar? Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo. O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas.

Alguns dos sintomas de deficiência de vitaminas do complexo B são: fadiga, anemia, irritabilidade, e lesões na pele. As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes tipos de alimentos, tanto de origem vegetal quanto de origem animal.