Qual falta de vitamina causa fraqueza nas pernas?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A falta de vitamina E no organismo pode levar um tempo para se manifestar, mas ela varia e pode aparecer como fraqueza muscular, distúrbios visuais, desequilíbrio e coordenação, perda de massa muscular e imunidade debilitada”, explica a nutricionista Bianca Genoese.

Falta de energia
A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Exercício físico intenso
Uma das causas mais comuns do aparecimento de fraqueza nas pernas é a realização de exercício físico, especialmente em pessoas que não estão acostumadas a treinar as pernas, por exemplo. Essa fraqueza pode surgir logo após o treino, mas tende a melhorar após alguns minutos.

Para o tratamento da fraqueza muscular é importante ter uma rotina de atividades físicas, como caminhada, corrida ou musculação – pelo menos, 2 a 3 vezes por semana. Em caso de pacientes acamados, o ideal são exercícios na cama para manter os músculos ativos e saudáveis.

Varivax 300mg, caixa com 30 comprimidos
Aesculus hippocastanum L.

Algumas opções de remédios caseiros para fraqueza muscular são:

  1. Suco de cenoura, salsão e aspargo. O suco de cenoura, salsão e aspargo é rico em minerais, como potássio, ferro e cálcio, que fortificam os músculos, reduzindo a fraqueza ao mesmo tempo que limpam o organismo. ...
  2. Suco de espinafre. ...
  3. Suco de brócolis com maçã

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Pesquisadores descobriram que pessoas com baixos níveis de vitamina D tinham quase duas vezes mais chances de sofrer dor nos ossos, em especial dores nas pernas, costelas, costas e articulações quando comparadas com aqueles que apresentavam os níveis normalizados.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Sinto tontura e uma fraqueza nas pernas, o que pode ser? Boa tarde, existe um número enorme de diagnósticos possíveis com esses sintomas. Desde gravidez, covid, deficiência de vitamina B12, deficiência de ácido fólico, anemia... procure um médico para investigar a causa.

Plantas para dar energia durante o treino
Chá Verde: estimulante, antioxidante, além de evitar o envelhecimento precoce. Alecrim: estimulante contra esgotamento físico. Catuaba: energético, tônico e estimulante. Marapuama: contra esgotamento físico e reumatismo.

A principal causa de sensação de cansaço nas pernas é a má circulação, também chamada de insuficiência venosa crônica, pois nesta doença as válvulas das veias estão enfraquecidas, o que dificulta o fluxo de sangue, provocando o surgimento de varizes e sintomas como peso nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

Pois uma das principais causas desse cansaço é a má circulação. Ou também, chamada de insuficiência venosa crônica. Nesta condição, as válvulas das veias ficam enfraquecidas, desta forma dificulta o fluxo de sangue que provoca o surgimento de varizes e sintomas como: cansaço nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

5 exercícios para tonificar e fortalecer as pernas

  1. Mobilidade + afundo.
  2. 2Agachamento + panturrilha.
  3. Avanço + afundo.
  4. Agachamento sumô 3X3.
  5. Bom dia unilateral.