Qual falta de vitamina causa constipação?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

De acordo com a agência norte-americana US National Heart, Lung and Blood Institute, gases, obstipação ou prisão de ventre e diarreia podem ser indicadores de falta de vitamina B12.

As mais comuns são a quantidade insuficiente de fibras na dieta e falta de atividade física. Outras causas frequentes são mudanças na vida ou na rotina, tais como gravidez, envelhecimento e viagens; uso excessivo de laxantes; ignorar a vontade de evacuar e não beber bastante líquidos.

A deficiência em vitamina B12 pode afetar o sistema digestivo. A falta de glóbulos vermelhos significa que não chegam ao intestino níveis suficientes de oxigénio, o que pode causar diarreia, obstipação e gás abdominal.

Uma outra ótima opção de suplemento para prisão de ventre é o Sbelt Fibras 120 Cápsulas - Unilife. Além da alta presença de fibras, esse suplemento totalmente natural ainda conta vários laxantes naturais na fórmula.

  • Glucosamina.
  • Melatonina.
  • Multivitaminas.
  • Óleos de Peixe.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Quais os sintomas de Anemia por deficiência de vitamina B12?

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

Como saber se você está com deficiência de vitamina D? A identificação da falta desse hormônio ocorre com atenção aos sinais emitidos pelo corpo. Entre eles, dor muscular, queda de cabelo, adoecimento frequente, alterações no sono, cicatrização mais lenta etc.

Sedentarismo, diabetes, depressão, uso de analgésicos e narcóticos, doenças hormonais são mais algumas causas da constipação intestinal.

Veja também: Incontinência fecal
Só se considera um quadro típico de constipação, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo.

Basicamente, a maioria dos pacientes consegue evitar a constipação com uma ingestão maior de fibras presentes em legumes, verduras, frutas, cereais integrais, entre outros, e alimentos que contém propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa.

Uma das principais complicações desse distúrbio é justamente a deficiência nutricional, já que os nutrientes acabam não sendo bem aproveitados pelo intestino. Com isso, podem começar a faltar reservas de carboidratos, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas no “estoque” do organismo2,3.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Além disso, baixos níveis de vitamina C também impactam a absorção de ferro, nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema circulatório. Por conta disso, a suplementação com B12 deve ser recomendada e acompanhada por um médico.

Vitamina C

Melhor vitamina para regular o intestino
Vitamina C: melhora a saúde do sistema imunológico (ajuda a prevenir infecções intestinais), além de contribuir para a digestão e absorção de ferro.

Ademais, o tratamento com probióticos voltado para promoção do aumento de Lacobacilus e redução de níveis de bactérias patogênicas como Alistipes, Odoribacter e Clostridium pode auxiliar no tratamento da constipação funcional.

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Como laxante:
- Para adultos e crianças de 12 anos ou mais: 2 a 4 colheres de sopa (30 a 60 mL), uma vez ao dia. - Para crianças de 6 a 11 anos: 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 mL), uma vez ao dia.

É relatado pela literatura que o ômega-3 participa diretamente da regulação e manutenção intestinal, estando relacionado à microbiota intestinal (FU et al., 2021).

Os principais sintomas de falta de ferro são:

  • Cansaço excessivo.
  • Pele, pálpebras e gengivas pálidas.
  • Dificuldade de atenção e de aprendizagem.
  • Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços.
  • Síndrome das pernas inquietas.