Qual falta de vitamina causa alopecia?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Tanto a falta como o excesso de algumas vitaminas podem contribuir para a queda de cabelos. A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos.

O que causa a alopecia? Entre as principais causas da alopecia incluem-se: micose no couro cabeludo, estresse, uso de medicamentos, reação hormonal pós-parto, uso de produtos químicos inadequados, lúpus eritematoso sistêmico e doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano.

Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

O tratamento e a possibilidade de cura vai depender do tipo de alopecia. Geralmente, o implante capilar, associado a outros métodos, consegue reverter o problema e recuperar os fios do couro cabeludo, garantindo que eles voltem a crescer. Entretanto, em alguns casos a alopecia não tem cura.

A doença tem cura, embora fique mais difícil conforme a doença acomete o corpo. “Geralmente se trata com corticoides tópicos ou injetáveis e imunoterápicos tópicos ou sistêmicos. Em alguns casos de alopecia universal, a gente precisa de imunobiológicos, que são medicações extremamente caras e não estão no hall da ANS.

Uso de medicamentos
O Minoxidil, remédio oral ou tônico capilar que ajuda na vascularização do couro cabeludo, ajuda no crescimento dos fios. Já o acetato de ciproterona é utilizado para neutralizar os efeitos dos andrógenos.

Finasterida: amplamente utilizada para tratamento da alopecia androgenética, aumenta o crescimento do cabelo e previne a queda.

A principal forma de tratamento da calvície feminina é feita através de medicações tópicas. Mas, dependendo do caso, seu médico pode prescrever comprimidos também. Atualmente, existem diversos procedimentos médicos que podem ser realizados pelo seu dermatologista com o intuito de melhorar a resposta terapêutica.

Entretanto, é muito importante ter em mente que não fumar, ter uma dieta balanceada, evitar drogas e praticar exercícios físicos ajudam o corpo a permanecer saudável e a diminuir a probabilidade de desenvolver uma alopecia.

Tratamento da queda de cabelo com Amplexe
Para obter melhores resultados no combate à alopécia androgenética masculina e ao eflúvio telógeno, é recomendado utilizar o Shampoo Amplexe Antiqueda diariamente na higienização do cabelo. Deve-se deixar o produto agir por 2 minutos, enxaguar e repetir a aplicação.

As causas dessa alopecia feminina incluem estresse físico ou mental, eventos traumáticos (perda de um ente querido, separação, etc), medicamentos, quimioterápicos e radioterapia, dieta pobre, excesso de vitamina A, deficiência de ferro, infecção crônica e entre outras causas.

Transplante de cabelo
É a única solução definitiva para quem sofre com a alopecia androgenética. O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que retira folículos capilares de uma área saudável e coloca em áreas afetadas pela calvície, fazendo com que os cabelos voltem a crescer normalmente.

O melhor remédio natural para a alopecia é a combinação de massagens suaves com um pouco de óleo (alecrim, coco, amêndoa, de oliva), para estimular a circulação sanguínea, uma dieta equilibrada rica em biotina e vitaminas A, C, D e E e hábitos saudáveis como não fumar, combater o stress e manter uma vida ativa.

testosterona

Existem diversos andrógenos, sendo a testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) os mais envolvidos na calvície e queda de cabelo. Outros andrógenos incluem a androstenediona, a deidroepiandrosterona (DHEA) e o sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA).

Alopecia ou calvície é ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.

biotina

A biotina ajuda na saúde do cabelo por ter relação com o processo de produção da queratina, que é a proteína responsável pela estruturação e composição dos fios. Já a vitamina C previne a queda de cabelo de forma indireta, porque o seu benefício é a melhora da absorção do ferro.

Com ou sem tratamento, crescimento parcial ou completo deve ser esperado dentro de um ano, nos casos de alopecia em placas.

Algumas das medicações mais utilizadas e seus principais efeitos: Finasterida ou Dutasterida: indicada para o tratamento da alopecia androgenética, ele bloqueia uma enzima responsável por transformar a testosterona em diidrotestosterona, que é quem causa o afinamento dos fios.

O óleo essencial de alecrim é um dos ativos presentes em nossa fórmula, sendo considerado o "minoxidil" natural por seus efeitos garantidos no crescimento capilar.

Alguns dizem que as substâncias químicas presentes no xampu podem danificar o couro cabeludo quando lavado com muita frequência. Os especialistas afirmam que esse é outro mito. No geral, o cabelo deveria ser lavado todos os dias ou pelo menos a cada dois dias, embora isto dependa do tipo de cabelo da pessoa.