Qual Faculdade fazer para ser líder?

Perguntado por: abelem3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Se você pretende exercer um cargo de liderança, a recomendação é investir em um curso de gestão de pessoas.

Liderança pode ser aprendida sim!
Para isso, precisamos recebermos a formação necessária, vivenciarmos experiências enriquecedoras e contar com um bom mentor enquanto aprendemos a trabalhar direito. É claro que nem todas as pessoas têm potencial para serem grandes executivos de empresas ou liderarem grupos de trabalho.

O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los. Ele se torna uma peça-chave para o bom andamento das atividades, pois precisará supervisionar, acompanhar e ajudar o seu time a concluir seus objetivos.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

Não dar feedbacks
Como cobrar resultados ou até comportamento dos colaboradores se eles não souberem o que há de certo ou errado? Muitos líderes cometem o grave erro de não dizer quais são os pontos fortes e fracos da equipe e o que ele deseja de cada liderado.

Você deve, no entanto, ter clareza sobre quais decisões devem ser exclusivamente suas e quais devem ser tomadas em conjunto para que não haja surpresas ou frustrações por parte de todos, incluindo você mesmo. Normalmente, o líder autocrático é orientado para tarefas e o líder participativo é orientado para pessoas.

Qual a diferença entre líder e chefe? A diferença entre líder e chefe é, em essência, a capacidade que cada um tem em inspirar e motivar. Um chefe é capaz de liderar, mas, se não for um líder, essa liderança será baseada apenas na hierarquia. Já um líder é capaz de incutir nas pessoas a automotivação.

Por Que ser um Líder? Além de ser uma grande responsabilidade, ser um líder também é uma grande honra, pois é uma posição que permite ao profissional desenvolver pessoas, estimular, inspirar e motivá-las e construir, juntos, resultados extraordinários para a equipe e para a empresa também.

O líder de equipe tem como meta motivar e encorajar os membros da sua equipe para que possam fazer um bom trabalho; já o gestor de projetos está muitas vezes mais concentrado nos entregáveis e nas tarefas que precisam ser realizadas.

Os 5 níveis da liderança

  • Posição;
  • Permissão;
  • Produção;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Pináculo.

O salário médio pago pela empresa Liderança Serviços para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais (Brasil) é aproximadamente R$ 1.163 por mês, ou seja, 20% acima da média nacional.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Pontos negativos:
O líder geralmente fica sobrecarregado com a centralização de tarefas e decisões; Queda de produtividade na ausência do líder; Desmotivação e frustração dos liderados.

15 regras para se tornar um líder respeitado

  1. Encontre o seu estilo e inspire. O auto-conhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder. ...
  2. Invista em si mesmo. Líderes investem em aprendizado e em experiência. ...
  3. Entenda melhor as pessoas. ...
  4. Treine e defenda. ...
  5. Antecipe e otimize.

Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras. Importante: não interrompa.

Se for vago ou inexistente, você pode precisar descrever você mesmo e validar com seu gestor. Converse com seu chefe sobre suas principais responsabilidades e objetivos e faça anotações do que ele diz. Se possível, converse com a pessoa que ocupou sua posição antes de você.

Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.