Qual faculdade de Direito mais aprova na OAB?

Perguntado por: nibrahim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Além da Unesp, as demais instituições que tiveram mais de dois terços de aprovados nos exames da OAB são FGV Direito Rio, USP e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Sergipe (UFS), Pernambuco (UFPE), Viçosa (UFV) e do Espírito Santo (Ufes).

Analisando os dados do relatório Exame de ordem em números (formulado pela FGV Projetos em parceria com a OAB), que engloba dados do II ao X Exames de Ordem Unificados, a área jurídica em que os candidatos mais tiveram aprovação foi Direito Constitucional.

Considerando as mesmas três edições, a Universidade Paulista Unip, a Estácio de Sá e o Mackenzie são os que mais aprovam em números absolutos. Na Unip, foram 11.779 inscritos e 1.883 aprovações.

A matéria do Direito Penal é considerada uma das mais polêmicas do curso. Isso acontece porque os alunos levantam debates sobre redução da maioridade penal, tráfico de drogas e corrupção.

A matéria de Código de Ética e Estatuto da OAB é a mais cobrada na primeira fase do Exame da Ordem.

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Ranking com as 5 melhores faculdades de Direito do Brasil

  • USP – Universidade de São Paulo. A USP é uma das universidades mais tradicionais de todo o Brasil. ...
  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. ...
  • FGV-SP Direito. ...
  • UNB – Universidade de Brasília. ...
  • UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com um levantamento realizado pelo portal Glassdoor, o salário médio de um advogado brasileiro gira em torno de R$ 4 mil ao mês. Essa estimativa é feita a partir de um cálculo das variáveis que definem quanto ganha um advogado.

Sempre há burburinho de que Direito do Trabalho é uma área mais fácil. Afirma-se que são áreas com menos peças, além de constituir uma disciplina que estamos habituados no dia a dia.

O motivo disso é que a prova da OAB possui questões multidisciplinares e que dependem de uma ótima interpretação. É comum encontrar questões que parecem ser de uma matéria quando na verdade está tratando de outra matéria ou que requerem conhecimento em mais de um área para serem respondidas com total certeza.

XXIII Exame de Ordem: interdisciplinaridade
Com apenas 13,35% de aprovação na primeira fase, o XXIII Exame de Ordem luta pelo posto de prova da OAB mais difícil.

Nove em cada dez instituições que oferecem o curso de direito no Brasil aprovam menos de 30% dos seus alunos no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Só 5,4% das instituições avaliadas consegue aprovar pelo menos metade dos seus alunos na prova.

R$ 2.382,82* *Mensalidade válida para o 1.º Período (ingressantes em 2023). O valor da semestralidade é composto por uma parcela fixa + parcela variável (valor dos créditos/disciplinas).

Números de inscritos e aprovados nas 28 edições avaliadas
Nas 28 edições, 1.077.837 examinandos fizeram a prova OAB e 660.298 em números absolutos (61,26%) foram aprovados.

direito é uma faculdade muito. difícil precisa ser muito inteligente é uma faculdade difícil. no sentido de que exige muita dedicação exige muito estudo exige muito tempo Nossa precisa ser muito inteligente.