Qual Exu Tranca os caminhos?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo. Exu Tranca-Ruas. Suas cores tradicionais são branco, preto e vermelho, podendo também usar azul ou roxo.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual.

17 de agosto

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Como quase todos os exus, apresentam diversas variações, tais como: Tranca Rua das Almas, Tranca Rua das Encruzilhadas, Tranca Rua das Praias, Tranca Rua das Matas ou Tranca Rua de Embaré, entre outros.

Exu Caveira: De padre a guardião da Calunda.

Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns.

Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e outros orixás. Era tão turbulento e criava tanta confusão que um dia o rei, já não suportando sua malfazeja índole, resolveu castigá-lo com severidade. Para impedir que fosse aprisionado, os irmãos o aconselharam a deixar o país.

Exú abre caminhos. Essa entidade representa as novas estradas, oportunidades, a vida e determinação. Contudo, por ser um protetor fiel, ele auxilia no encontro da melhor trilha a ser percorrida.

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Durante todo o ritual, não esqueça de reforçar seu pedido para Exu, com muito fé e positividade e faça também a poderosa oração para abrir caminhos e conquiste o que é seu. Despache as ervas coadas em um lindo jardim. Importante: de preferência, faça este banho em uma segunda-feira, que é o dia de Exu.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá!

Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas. Recebe padê como todas as entidades de n'ganga e alimentos de carnes preparados dentro do templo pela pessoa específica do cargo e encarregada de fazê-lo.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Outros exus comuns, porém ainda perigosos, são Exu Ventania e o Exu Morcego.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas.