Qual Exu se veste de branco?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca). Dia: segunda-feira, ótimo para acordos. Oferenda: Èwà èko: feijão com papa de milho branco.

Em homenagem a Oxalá, sexta é dia de branco, dia de reverenciar o Grande Pai, de se vestir de altivez. A roupa branca é uma insígnia, traduz a honra de pertencer ao candomblé e o orgulho de celebrar o maior entre todos os orixás.

Exu é filho de Iemanjá, a rainha do mar, e Orunmilá. Irmão de Orixá Ogum, Orixá Xangô e Orixá Oxóssi. Tipos de Exu: Tranca-Rua (serventia direta de Orixá Ogum), Marabô (Oxóssi), Sete Encruzilhadas (Orixalá), Exu Gira mundo (Orixá Xangô), Exu Pinga Fogo (Yorimá), Exu Tiriri (Yori).

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual.

Mojubá Leitores, espero que esse texto tenha ajudado! Exu do Ouro é Mojubá!

No Candomblé o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá (filhos dos Orixás) de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica de Òsàlá.

Divindade calma veste-se sempre de cores claras, de preferência amarelas que é a sua cor consagrada; porém, dependendo da qualidade, òsun guerreira pode vestir-se de cor de rosa, òsun velha de branco e azul claro; òsun Ijimu, por exemplo, usa uma saia azul claro, òja e adé cor de rosa.

De forma intuitiva, sabemos que o branco é uma cor que traz paz e energias positivas. Mas não é todo mundo que passa o Ano-Novo de branco, outras cores muito comuns na virada é a prata e o dourado, que representam, respectivamente, mudanças e riqueza.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim. Mas, isso é um engano! O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano.

Antes de mais nada, a guia é um objeto sagrado. Não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)