Qual Exu comanda o cemitério?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.

pomba gira maria padilha rainha do cemitério.

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

De acordo com Botelho (1982), Omulú é o orixá que rege a morte e a passagem para o plano espiritual, o momento do desencarne. É o dono dos cemitérios, responsável pela passagem da vida para a morte e também para guiar os espíritos para os locais considerados adequados em conformidade com sua vida terrestre.

Exu Caveira é um agrupamento de espíritos. Esse agrupamento de espíritos também pode ser chamado de falange, pois não há um só Exu Caveira. Há milhares. Atuamos sob a mesma irradiação, o Chefe da Linha dos Caveiras.

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Quem passar diante de um cemitério à noite poderá se deparar com uma situação amedrontadora: labaredas de fogo vindas dos túmulos. Muita gente já narrou este fato como sendo a visão de fantasmas vindos do além, será que realmente existem? Se não, como podemos explicar este misterioso fenômeno?

A Umbanda, mantendo a tradição popular e sincretizando-se com a Igreja Católica neste ponto, mantem dentro do Santuário o Cruzeiro das Almas no início da estrada que dá acesso ao Vale dos Orixás®, sendo um local de oração para pessoas desencarnadas. É conhecido também como cemitério das imagens.

1- Cruz celta ou cruz irlandesa
A cruz celta ou irlandesa é o símbolo anterior à cruz tradicional cristã. Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas.

Chegando no portão de entrada do cemitério, faça a saudação a Obaluaê e aos nossos Guardiões, pedir a licença para que possa entrar neste campo sagrado de domínio deles. Não esquecer de saudar as Almas ao passar pelo Cruzeiro, uns do lado de dentro outros do lado de fora do cemitério.

Administração Geral
Especialmente pelos administradores municipais, uma vez que é dever dos Municípios fazer a gestão dos cemitérios públicos e de fiscalizar os particulares. Ou seja, cabe às Prefeituras garantir que sempre exista local para o sepultamento de qualquer indivíduo.

Essa Pombagira tem o visual mais diferente entre todas, pele vermelha e uma postura exageradamente erotizada. Ela é muito popular por suas imagens de gesso e resina que são facilmente encontradas nas casas de artigos religiosos (geralmente na entrada onde as pessoas depositam moedas).

Continuar lendo Quem comanda wano?