Qual Exu acompanha sete saias?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Podemos então ter uma Sete Saias do Cemitério, filha de Iansã que vai trabalhar com um Exu de Cemitério como Exu João Caveira por exemplo. Ou ainda uma filha de Ogum que poderá trabalhar com a Sete Saias das encruzilhadas, que vai trabalhar com um Exu de Ogum que pode ser Exu Tranca Ruas das Almas.

A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré.

A Pomba Gira Dama da Noite leva esse nome por dois motivos. Primeiro porque seu verdadeiro nome não pode ser dito, é um segredo. O segundo motivo é porque toda vez que ele chega, se espalha um perfume característico de uma flor com esse mesmo nome.

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Foi assim que Maria Padilha sagrou-se como a única esposa de Dom Pedro I de Castela, tornando-se a legítima rainha e exercendo seu poder e influência mesmo depois de morta. Seu corpo foi transportado para a Capela dos Reis, na Catedral de Sevilha, e seu túmulo é ainda hoje local de peregrinação.

É uma entidade que atende a todos, de crianças a idosos, sempre com muito respeito e determinação, abrindo os caminhos, orientando na vida material e espiritual, encontrando sempre equilíbrio para que haja no mundo mais união, caridade, humildade e, principalmente, amor ao próximo”.

Maria Caveira é uma Pomba Gira que faz parte da falange dos Caveiras, logo trabalha no cemitério na linha de Obaluaê/Omulu.

A prece Maria Padilha é famosa por abertura de caminhos e aumento do poder de atração. Também conhecida como dama da madrugada, rainha da encruzilhada e senhora da magia, trata-se de uma pombagira, entidade do candomblé e da umbanda representada por uma mulher sensual e independente.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual.

Na noite do dia 31 de agosto a Tenda de Umbanda Pai João da Mata e Vovó Catarina Sob o Comando de Pai Wellingtoon e Mãe Nair rendeu suas homenagens ao Sr Exú Da Capa Preta e Pomba Gira Cigana Rosana, uma linda festa onde muitos adeptos e seguidores da umbanda sagrada se fizeram presentes para louvar e agradecer essas ...

Contam os antigos que uma delas foi amante de D. Pedro I, uma mulher muito desejada na época e que conseguiu fazer fortuna. Seu nome é incerto, mas em alguns contos a chamam de Carmem.

Cestrum nocturnum

Cestrum nocturnum
Conhecida como jasmin da noite ou rainha da noite, essa espécie é da qual se considera a dama da noite verdadeira. Ela é uma planta arbustiva, com altura entre um 1,5 e 4 metros. Suas flores possuem pétalas em formato tubular, e florescem entre a primavera e o verão.

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.