Qual extintor usar para GLP?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

11.2 As áreas de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP devem dispor de extintores de carga de pó com capacidade extintora mínima do tipo BC, de acordo com a Tabela D.

Extintor CO2

Extintor CO2 (gás carbônico)
Indicado para combate a incêndios provenientes da combustão de substâncias inflamáveis como líquidos e gases (classe B).

Assim, os extintores recomendados para posto de gasolina são os de pó químico BC ou ABC, os quais são eficazes para a extinção de incêndios causados pela combustão de líquidos inflamáveis.

O pó químico ABC consegue extinguir princípios de incêndio causados pela combustão da madeira (A), Combustão de Gasolina e outros líquidos inflamáveis (B) e ainda queima de equipamentos elétricos (C), sem colocar em risco a vida do operador.

Desenvolvido especialmente para combater focos de incêndio ocasionados por óleo, banha e altas temperaturas, ele tem como objetivo reduzir os riscos iminentes à essas operações e, consequentemente, garantir mais segurança aos ambientes.

Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2)
Extintores à base de dióxido de carbono são recomendados para combater incêndios de classe C. Além disso, é possível utilizá-lo para combater incêndios do tipo K também.

Classe C Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc. Classe D Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

Extintor de incêndio classe D destinado para combustíveis e metais pirofóricos. Possui agente extintor a base de cloreto de sódio. O incêndio é extinto através do isolamento entre o metal e a atmosfera e o resfriamento.

Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP. Em incêndios causados por esse tipo de produto não se pode utilizar extintores à base de água.

O modelo mais fácil de se descobrir no tato é o extintor de Gás Carbônico (CO2). Isso se da a ele não possuir o manômetro e ter na ponta do mangote o grande dissipador do gás.

O extintor ABC é composto por pó químico à base de monofosfato de amônia e indicado para combater as classes de incêndio A (combustíveis sólidos como papel, madeira, tecidos etc.), B (líquidos inflamáveis) e C (materiais elétricos energizados).

Quando utilizar o extintor de CO2
O extintor de CO2 é indicado para extinguir chamas decorrentes da queima de líquidos e gases inflamáveis, tais como gasolina e outros combustíveis (classe B). Os incêndios de classe C, provenientes de equipamentos elétricos energizados, também são combatidos com esse tipo de extintor.

No caso da classe K, a agente extintor é de base alcalina que, quando associado a altas temperaturas, tem uma reação de saponificação. O resultado é a criação de uma eficiente espuma que, por sua vez, forma uma camada de proteção.

DIFERENÇA ENTRE EXTINTORES ABC E BC.
Além disso, o BC é apenas indicado para os incêndios classe B (causados por materiais inflamáveis) e classe C (incêndios causados por equipamentos elétricos), já o ABC, além desses, engloba os incêndios classe A (em materiais sólidos).

Pó Químico – Esse extintor apaga o fogo por abafamento, interrompendo o processo de combustão. ... Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.

A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.

O FE-36 é um agente extintor não é corrosivo, eletricamente não condutivo, livre de resíduos, baixa toxicidade, possui ozônio potencial de esgotamento (ODP) de zero e é muito eficaz. Pode ser descarregado como um líquido e fornece uma eficácia de pressão de até 16 pés (4,9 m).

Classe C: Incêndio que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, quadros de força, transformadores, geradores, computadores e qualquer outro equipamento em aplicações de energia elétrica; Classe D: Incêndio que se propaga através de uma reação em cadeia durante a combustão.