Qual exercício para tenossinovite?

Perguntado por: isales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Confira alguns deles:

  1. Pronação do punho. Nesse exercício, o paciente deve ficar de pé ou sentar-se com o braço ao lado colado ao corpo e com o cotovelo dobrado a 90 graus, virando a palma para baixo. ...
  2. 2 . Extensão do punho. ...
  3. Desvio radial. ...
  4. Extensão do polegar. ...
  5. Deslize do tendão da mão/dedo.

A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específica, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.

A tenossinovite aguda geralmente dura alguns dias. Às vezes torna-se crónica e só cura após semanas ou meses.

Gelo. Fazer compressa de gelo também pode ser indicado no tratamento da tendinite nas mãos. O objetivo principal é diminuir a dor e o inchaço, sintomas comuns da tendinite. As compressas podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, conforme orientação médica.

Em condições crônicas, o tendão pode ser danificado e a recuperação pode ser lenta ou incompleta. Se a tenossinovite não for corretamente tratada, pode ser difícil de usar a mão e o pulso corretamente por algum tempo. Pode haver limitação persistente de movimentos também.

A causa frequentemente é desconhecida. A maioria dos casos ocorre em pessoas de meia-idade ou mais velhas, pois há diminuição da vascularidade dos tendões; o microtrauma repetitivo também pode contribuir.

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado.

A tendinite é a inflamação de um tendão. A tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão). Nem sempre se conhece a causa. Os tendões ficam doloridos, especialmente quando são movimentados, e algumas vezes inchados.

Os sintomas da Tenossinovite de Quervain incluem dor no punho e no polegar, especialmente quando se movimenta o polegar ou se segura um objeto com força. Também pode haver inchaço e sensibilidade na base do polegar.

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário. A L.E.R (lesão por esforço repetitivo), também conhecida como Tendinite, trata-se de uma doença que tem a sua origem no trabalho. Como o próprio nome sugere, é a inflamação dos tendões provocada pelo movimento repetitivo.

Fazer repouso: é importante evitar o desgaste da articulação e poupar os tendões. Por isso, sempre que possível, evite forçar os músculos e tente usar tala rígida para imobilizar a mão. Aplicar gelo: as compressas de gelo diminuem a dor e o inchaço aliviando os sintomas da tendinite.

Fisioterapia, fortalecimento dos músculos, alongamentos e compressas de gelo, por exemplo, também podem ser indicados para alívio dos sintomas e controle da inflamação. Em casos mais graves, a cirurgia da mão pode ser recomendada como tratamento.

O tratamento normalmente utiliza antiinflamatórios e analgésicos e a imobilização do polegar pode ser necessária. A cirurgia é simples, geralmente com anestesia local, proporcionando alívio definitivo.

Portanto, existem opções cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da Tenossinovite de De Quervain. Entre as opções não cirúrgicas (citadas acima), envolvem a imobilização do punho e do polegar, interrupção das atividades que possam agravar os sintomas e uso de medicamentos.

Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.

O mais utilizado é a Ciclobenzaprina, de 5 a 10 mg, 1 a 2 vezes/dia. Os AINEs são usados para dor e inflamação. Pode-se usar: Celecoxibe 400mg/dia, Naproxeno 500mg/dia e Nimesulida 200mg/dia, por 14 dias.

Calor e frio
Essa é uma boa forma de aliviar os sintomas de dor e inchaço no local afetado. Trata-se da aplicação de uma bolsa de gelo ou de água quente na região. Vale ressaltar que, quando for fazer o uso do gelo, não aplicá-lo diretamente sobre a pele, pois isso pode ocasionar queimaduras.

Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo. Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Philips.

Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades. Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente e será isso que irá definir o tipo de benefício que o INSS irá fornecer ao segurado.