Qual exercício mais ativa o bíceps?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O exercício “rosca direta” é outra boa opção para os bíceps, pois trabalha força, resistência, além de estimular o aumento da massa e do volume muscular. Para alcançar esses objetivos, deve-se usar pesos como halteres, barra ou garrafa pet com areia dentro, por exemplo.

E o desenvolvimento muscular do músculo grande sempre terá maior impacto no seu físico, tanto em questão de aumento geral de força como estética. Veja, bíceps é o principal ajudante em remadas e puxadas. Se você treinar costas com o bíceps já cansado, isso limitará de forma drástica seu treino de costas.

4 exercícios de bíceps para fazer durante o treino

  1. 1 – Rosca direta com a barra w. Antes de qualquer coisa, selecione a barra w com o peso de sua preferência; ...
  2. 2 – Rosca scott com halteres. ...
  3. 3 – Bíceps corda polia baixa. ...
  4. 4 – Rosca martelo.

De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.

Ao treinar ambos no mesmo dia, você maximiza seu tempo na academia enquanto gera volume e intensidade potencialmente maiores do que quando os treinamos separadamente. Por isso não é incomum que depois de um treino de peito pesado, usando exercícios compostos, o seu tríceps estará cansado.

5 exercícios para ter braços fortes e tonificados

  1. Prancha.
  2. Flexão completa.
  3. Prancha dinâmica.
  4. Flexão fechada.
  5. Prancha remada.

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de bíceps em casa são:

  1. Flexão de braço. ...
  2. Flexão de braço inclinada. ...
  3. Rosca martelo. ...
  4. Rosca direta. ...
  5. Rosca direta sentado. ...
  6. Prancha de antebraço.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Ao alongar o bíceps em pé, pressionando a palma da mão na parede, você sentirá os efeitos do alongamento no peito, ombros e braços. Para isso, pressione a palma da mão esquerda contra uma parede ou objeto resistente. Depois, vire lentamente o corpo para longe da parede, como em uma rotação.

4 exercícios para treinar a cabeça longa do bíceps

  1. Rosca inclinada com halteres.
  2. Rosca martelo com halteres.
  3. Rosca scott com pegada curta.
  4. Rosca elevada.

E reforça que é preciso aquecer os músculos que serão trabalhados no treino. “Se for treinar bíceps e tríceps, por exemplo, faça 3 séries de 15 repetições de um exercício de bíceps e de tríceps com a metade do peso que costuma usar.

Todos os treinos começam com bíceps, mas se você precisa dar foco em triceps, apenas inverta essa ordem e comece com os tríceps.

O tríceps fica na parte de trás do braço e tem o dobro do tamanho do bíceps, com mais fibras musculares por cm².

O número de repetições por série depende de cada exercício e do objetivo de treino. Por exemplo, muita gente consegue fazer 30 – 60 repetições de polichinelo, mas não 30 – 60 repetições de flexão de braço. Se quiser ganhar massa muscular, fique entre 6 – 12 repetições.

8 exercícios para o tríceps

  • Tríceps mergulho no banco. 1 de 8 Tríceps mergulho no banco — Foto: Divulgação / Marcio Lui. ...
  • Tríceps mergulho pernas estendidas. ...
  • Tríceps coice. ...
  • Tríceps francês unilateral. ...
  • Tríceps testa. ...
  • Flexão de braço. ...
  • Flexão de braço fechado. ...
  • Flexão de braço em isometria.

Treine bíceps duas vezes na semana
Treinar bíceps todos os dias ou quase isso pode reduzir seus ganhos musculares. O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana.

Basta seguir estas regras básicas: Músculos grandes deverão ser treinados antes de músculos pequenos. Exemplos: peito antes de ombro e tríceps, costas antes de bíceps e antebraços, ombros antes de braços, etc… Exercícios compostos deverão ser feitos antes de isoladores.

Ou seja, os membros inferiores quase nunca são exercitados no mesmo dia que os outros grupos musculares. O que acontece com frequência quando falamos sobre os membros superiores, por exemplo, incluindo as costas, abdômen, ombros, bíceps e tríceps.