Qual exercício fazer depois da caminhada?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Se o esforço foi ligeiro durante a sessão de Caminhada, faz o alongamento dos músculos imediatamente após a sessão. Caso contrário, mais vale fazê-lo após várias horas, ou até no dia seguinte, para favorecer uma melhor recuperação.

10 Alongamentos que devem ser feitos depois de uma caminhada na natureza

  • Costas. - Em pé, levante os braços no ar enquanto inspira e junte as mãos, com as palmas para baixo. ...
  • Parte inferior do corpo. Cintura. ...
  • Adutores. ...
  • Gémeos.

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.

Pular corda, correr, pedalar, caminhar e andar de bicicleta são exemplos. Mas, se você deseja construir músculos, pode iniciar tanto o treino de musculação quanto o aeróbico no mesmo dia. Contudo, ao contrário do que muita gente imagina, a musculação não funciona apenas como auxiliar na manutenção do peso.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.

Depois de caminhar, prefira alimentos que combinem carboidratos com proteínas, como pão integral com ovo mexido ou uma banana com chia ou aveia.

Já de um ponto de vista comportamental, caminhar de manhã pode ser a melhor opção, pois, é uma forma de “tirar as obrigações de vez”. Ao se exercitar logo durante a manhã, você pode perder aquela sensação de fadiga ao pensar que, ao fim do dia, terá que praticar alguma atividade física.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

Segundo a nutricionista, açaí e abacate podem ser boas escolhas de frutas para dar mais energia ao organismo. Iogurte desnatado, misturado com chia, linhaça e frutas secas também pode ajudar no preparo para a caminhada. Acrescentar mel ao iogurte deixa a opção mais doce e ajuda a evitar a perda de massa muscular.

Tenha um programa de caminhadas
Quem está começando a fazer caminhadas leves deve praticar durante 30 a 60 minutos pelo menos três vezes por semana. Para emagrecer, o ideal é fazer caminhadas de 1 hora no mínimo, de acordo com os especialistas no assunto.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

A caminhada é, antes de tudo, um exercício para suas pernas, e ajuda a fortalecer suas coxas, glúteos e panturrilhas. Como esses músculos funcionam? Na parte frontal da coxa, o quadríceps estica a perna e dobra a coxa no quadril.

Após a caminhada
Em seguida, o jantar deve ser rico em carboidratos para repor os estoques de energia da massa muscular, devendo conter alimentos como arroz, macarrão, batata ou farofa, por exemplo. Além disso, uma nova fonte de proteínas deve ser ingerida, de preferência frango, carnes magras ou peixes.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

A diferença entre caminhar e fazer yoga ou alongamento é o horário “pré cama” do exercício. Enquanto esses dois últimos podem ser feitos justo antes de você se deitar, a caminhada precisa ser feita antes, afinal, mesmo não sendo intensa, ela ainda assim acelera os batimentos cardíacos.

3 a 4 vezes

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física; Variar a intensidade e a velocidade da caminhada; Evitar a monotonia, procurando variar o percurso.