Qual exercício é bom pra mente?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

As caminhadas e corridas são um ótimo exemplo de como aliar a saúde física e mental num único momento. Os exercícios ajudam a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além disso, liberam endorfinas no cérebro. Corpo menos tenso, mente menos tensa.

Dicas para aumentar sua força mental

  1. Invista no autoconhecimento. O autocontrole é sinônimo de força mental, e esta é uma habilidade que só pode ser desenvolvida por meio do autoconhecimento. ...
  2. Defina seus objetivos. ...
  3. Direcione sua energia para coisas produtivas. ...
  4. Aprenda a dizer não. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Tremores nas mãos, lentidão nos movimentos, perda de olfato, fraqueza muscular e distúrbios do sono são indícios menos comuns, mas também podem ser um sinal de que algo não está funcionando bem em nosso cérebro.

Existem muitos exercícios indicados para acessar a mente sábia, mas o principal é a prática de mindfulness, ou seja, atenção plena sobre seus pensamentos, sentimentos, emoções, sensações corporais, acessando sua intuição e sabedoria interior.

Também conhecidos como smart drugs ou nootrópicos, estes medicamentos têm como principal função aumentar a capacidade cognitiva.
...
As smart drugs mais conhecidas

  1. Piracetam. ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

Uma maneira ótima de melhorar a capacidade de raciocínio é fazer coisas novas sempre. A mente é como se fosse um músculo: ela precisa de exercícios e de estímulos. Comprometa-se com hobbies e atividades diferentes de modo rotineiro. Escolha atividades que sejam muito diferentes entre si.

7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovem

  • Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  • Mantenha sua saúde em dia.
  • Enriqueça seu cardápio.
  • Tenha boa qualidade de sono.
  • Pratique atividades físicas.
  • Exercite seu cérebro.
  • Descanse.

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

Falando especificamente em alimentação, é bom evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos ou biscoitos recheados. Isso porque eles costumam ser ricos em sal, açúcar e gorduras trans — substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.

Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

7 dicas de como manter o foco

  1. Aprenda a dizer não. Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. ...
  2. Ensaie mentalmente sua tarefa. ...
  3. Mantenha sua energia pra cima. ...
  4. Não seja multitarefa. ...
  5. Aumente sua força de vontade. ...
  6. Aprenda como manter o focor no automático. ...
  7. Crie um ambiente favorável.

Abacate

Abacate. Mais uma das frutas para melhorar a memória é o abacate, pois ele conta com nutrientes como vitamina C, vitamina K, ácidos graxos e vitaminas do complexo B, como o ácido fólico.

Chás extras

  • Canela, cravo, alecrim, sálvia – Ricos em polifenóis com propriedades antioxidantes, equilibram o estresse oxidativo das células causado pelo excesso de radicais livres. ...
  • Gengibre – Contém gingerol, um polifenol com ação antioxidante e neuroprotetora.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

Dicas para acalmar uma mente inquieta

  1. Aprenda a rotular suas emoções. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Melhore seu vocabulário emocional. Para rotular de forma eficaz as emoções, é necessário ter um vocabulário emocional funcional. ...
  3. Distraia-se. ...
  4. Faça uma reavaliação cognitiva. ...
  5. Aprenda a aceitar os acontecimentos.

5 dicas de como relaxar a mente cansada

  1. Mantenha uma boa qualidade de sono. O sono de qualidade pode ser considerado um renovador de energias. ...
  2. Tenha uma rotina de exercícios. ...
  3. Conheça os seus limites e faça pausas. ...
  4. Procure a ajuda de um especialista. ...
  5. Alimente-se de forma adequada.

Cranberry, mirtilo, goji berry, açaí e outras frutinhas vermelhas, conhecidas como berries, são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, relacionados com o retardo do envelhecimento. Alguns estudos relacionam a fruta ainda a um aumento das funções cerebrais.

As vitaminas do complexo B e o ácido fólico são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e para formação dos componentes dos neurônios, melhorando o seu funcionamento.