Qual exercício aumenta a testosterona?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Alguns tipos de exercícios que geram uma produção maior de testosterona são os de alta intensidade, explosão e musculação, principalmente aqueles que envolvem grandes grupamentos musculares e uma intensidade considerável.

“As carnes magras também são ricas em zinco, mineral importante para sintetizar a testosterona no organismo.” “Frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango, ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal”.

A produção de testosterona é maior no período da mannhã, por volta das 8 horas, que no período noturno. O comportamento sexual masculino depende da testosterona. Ela também aumenta o desejo sexual.

Praticar atividade física. O excesso de peso e obesidade é um grande inimigo da testosterona. A gordura em excesso debaixo da pele converte a testosterona no hormônio feminino chamado estradiol. Além disso, praticar atividades físicas vai aumentar drasticamente os seus níveis de testosterona.

A terapia de reposição hormonal com testosterona é a forma mais utilizada no tratamento dos homens com déficit de hormônio masculino e tem como objetivo restabelecer os níveis normais do hormônio masculino e diminuir os sintomas relacionados ao hipogonadismo.

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.

Para ter aumento natural dos níveis da testosterona no sangue a alimentação é muito importante, principalmente com a ingestão de zinco e das vitaminas A e D.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

Nível de testosterona por idade
No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos.

A reposição de testosterona poderá ser feita por meio da via oral, transdérmica ou injetável, de acordo com as recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  • Dificuldade de atingir o orgasmo;
  • Diminuição das fantasias sexuais.

Desenvolvimento muscular: assim como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os 20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.

O excesso desse hormônio, porém, pode causar a calvície e a diminuição da distribuição de pelos pelo corpo. Comportamento: Distúrbios e instabilidade de humor podem ser uma das consequências do uso desmedido de testosterona, levando a crises de estresse, agitação, irritabilidade e maior agressividade.

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo). Qual a ação da testosterona?

A queda da testosterona vem com a idade: os níveis de testosterona geralmente caem por volta de 1% ao ano após os 30 anos, embora não seja totalmente depletados, mesmo em idades avançadas. A produção de testosterona pode ser prejudicada por problemas nos testículos, hipófise, ou cérebro.