Qual exame substitui teste ergométrico?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Além do teste ergométrico, outros dois exames estão entre os mais solicitados pelos médicos: o ecocardiograma (ou ecocardiografia), que avalia a estrutura e o funcionamento do músculo e das válvulas do coração, e o teste cardiopulmonar, que analisa a capacidade cardiopulmonar.

Também conhecido como ultrassonografia cardíaca, o ecocardiograma se diferencia do eletrocardiograma desde sua forma de captar as informações. Enquanto o ECG funciona baseado nos impulsos elétricos do coração, o ecocardiograma emite sons de alta frequência.

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco.

Ecocardiografia. A ecocardiografia ou ecocardiograma consiste em um estudo anatômico do coração, ou seja, da estrutura desse órgão, o que inclui as suas dimensões, suas válvulas e seu padrão de contração. Por meio desse ultrassom, é possível acompanhar os batimentos cardíacos em tempo real através de imagens.

O exame que confirma a insuficiência cardíaca é o ecocardiograma e substâncias produzidas pelo coração insuficiente também podem auxiliar no diagnóstico, como o peptídeo natriurético tipo B, conhecido como BNP.

Adicionalmente, fatores psicológicos como: medo, ansiedade e falta de motivação, podem interferir no desempenho do exame e até mesmo em sua segurança 12. Devido a essas co-morbidades, talvez, o teste ergométrico seja preterido pelo clínico.

Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.

O exame detecta arritmias cardíacas, taquicardias, bradicardias e outras irregularidades no ritmo cardíaco, além de avaliar tratamentos de arritmias e identificar causas de palpitações, desmaios e tonturas.

O teste ergométrico, que também pode ser chamado de teste de esforço, é indicado caso o paciente tenha riscos ou sintomas de algumas das doenças a seguir: quadros de hipertensão arterial (pressão alta); arritmias cardíacas (batimentos irregulares do coração); doença arterial coronariana.

A melhor indicação acontece nos pacientes com probabilidade intermediária, geralmente aqueles acima dos 40 anos, com dor torácica típica ou atípica, que tenham um ECG basal interpretável e um bom nível de atividade física.

Indicações do teste ergométrico
Sintomas que sugerem isquemia miocárdica. Dor torácica aguda em que a síndrome coronariana aguda (SCA) e o infarto do miocárdio foram excluídos. ACS recente tratado sem angiografia coronária. Doença coronariana (CHD) conhecida e mudança no estado clínico.

“Um sintoma de infarto evidente é uma dor muito forte, na região do tórax. Algo que também pode irradiar para braços, costas, pescoço e até mesmo para a mandíbula. O problema pode ocorrer em momentos distintos, tanto em situações de muito esforço e estresse como em ocasiões de descanso”, alerta o dr.

“Em alguns casos, o paciente pode não sentir essa dor, e ter um quadro sugestivo, como queimação no estômago, vontade de vomitar. E há outras situações que a pessoa pode ter um infarto e não sentir nada, principalmente, em pacientes diabéticos e os mais idosos.

Palpitações, dificuldade de respirar, sudorese e tontura são sinais tanto de ansiedade quanto de arritmia e para um diagnóstico preciso o médico terá que combinar uma boa conversa, com perguntas específicas ao paciente, com a realização de um exame de eletrocardiograma, de preferência no momento em que a crise de ...

Angiotomografia é um exame de diagnóstico que permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo.

A crise de ansiedade é um quadro temporário, que geralmente é desenvolvido após alguma situação de estresse ou dúvida. Uma das principais diferenças com relação à dor no peito é que no infarto ela irradia e na crise de ansiedade, não. Em casos de crise de ansiedade, é indicado uma consulta com um médico psiquiatra.