Qual exame substitui a gasometria?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Oximetria é um exame capaz de medir a saturação de oxigênio do sangue, ou seja a porcentagem de oxigênio que está sendo transportado na circulação sanguínea.

De acordo com o portal Lab Tests On-Line, o exame de Gasometria é solicitado quando há problemas respiratórios, como falta de ar ou alterações na frequência de respiração, e distúrbios metabólicos, que causam o desequilíbrio ácido-base no sangue.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Possíveis complicações e riscos
Há poucas chances de complicação na retirada de uma amostra de sangue arterial. Entretanto, você pode ficar com um pequeno hematoma no local, além de sentir tonturas, desmaios ou náuseas enquanto o sangue está sendo retirado a partir de sua artéria.

As contraindicações da punção arterial para fins de gasometria são: doença vascular periférica; doenças hemorrágicas ou uso de anticoagulantes e trombolíticos; áreas infectadas e queimaduras nos locais de punção (Dias et al, 2006).

Como visto anteriormente, existem quatro tipos de alterações que podem ser visualizadas na gasometria. São elas: acidose metabólica, alcalose metabólica, acidose respiratória e alcalose respiratória.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito.

Dependendo do tipo de via pela qual se extraia a amostra podemos encontrar gasometrias venosas, nas quais se obtém o sangue de uma veia; ou gasometrias arteriais, nas quais se recolhe o sangue de uma artéria, geralmente do pulso radial.

Os valores de referência para a gasometria venosa são: pH: 7,33 – 7,43. pO2: 30 – 50 mmHg. pCO2: 38 – 50 mmHg.

A gasometria arterial é um exame realizado a fim de avaliar a capacidade pulmonar de duas maneiras, quanto à proporção adequada de oxigênio e a remoção do dióxido de carbono; também se avalia a capacidade dos rins do indivíduo, observando a reabsorção ou excreção dos íons de bicarbonato para manter o PH corporal normal ...

Desta forma, é de competência exclusiva do Enfermeiro o procedimento de punção arterial, sendo também exclusividade deste profissional a de coleta de material para a realização do exame de gasometria arterial, argumentação esta chancelada pelo Cofen através da Resolução Cofen nº 390/2011. Art.

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.

Deve estar em 98% a saturação. Caso a medida baixar para 80%, o indivíduo pode desmaiar e ficar inconsciente.

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%. Mas, é importante destacar que oxímetro não dá diagnóstico, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue. Com a doença pulmonar causada pela COVID-19, o oxímetro de dedo se popularizou.