Qual exame substitui a biopsia da próstata?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Já está disponível no Brasil o Prostate Health Index (PHI), um teste considerado mais específico para flagrar tumores e que evita biópsias desnecessárias.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

Exames de sangue podem auxiliar com a detecção do câncer de próstata e evitar biópsias invasivas.

Vale ressaltar novamente: a biópsia não é indicada apenas em casos de câncer, apesar de ser importante no diagnóstico dessa doença. Diversos tipos de câncer, como o câncer de mama, de colo do útero, de próstata e do trato gastrointestinal podem ser diagnosticados.

A taxa de complicações severas relacionadas à biópsia prostática guiada por US é baixa. As complicações graves mais comuns são infecção, hemorragia e obstrução urinária. Hospitalização é necessária em até 1,6% dos pacientes(42).

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

A biópsia de próstata é recomendada em casos de aumento nos níveis de PSA e para pacientes com anormalidades no exame de toque retal (exame de próstata), fatores que podem sugerir a presença de câncer.

PSA (exame de sangue)
O PSA é um hormônio e o resultado normal desse exame deve apontar valores menores do que 4 ng/mL. Sendo assim, quando este valor está acima do normal, pode ser que exista a inflamação da próstata ou até câncer.

Existem dois exames que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata: o exame de sangue para verificar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no organismo e o exame de toque retal. A partir dos 50 anos todo homem deve realizar os exames para detecção precoce do câncer.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Quanto custa exame biópsia? O preço do exame biópsia custa o valor de A partir de R$ 330.

Se o teste indicar que a doença está se tornando mais agressiva, o médico pode solicitar outros exames, como ressonância, ou partir para um tratamento. O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700.

Ao longo dos anos, a biópsia se tornou menos invasiva, devido aos avanços da medicina. Atualmente, trata-se de um exame seguro, sem consequências graves para quem o realiza.

Qual o repouso após uma biópsia de próstata? É recomendado repouso de 24 a 36 horas, evitando atividades físicas intensas, mas já é possível voltar às atividades cotidianas depois desse período.

No Hospital São José, que é vinculado à Beneficência Portuguesa, entre os casos de tumor no pulmão descoberto após um exame de PET (tomografia por emissão de pósitrons, um teste de imagem nuclear), a biópsia revela que 25% dos casos têm o diagnóstico errado.

A biópsia é recomendada em alguns casos de suspeita de doenças. O médico pode solicitar a retirada de uma amostra do seu tecido ou célula para auxiliar em um possível diagnóstico. Mesmo que pareça algo preocupante, é necessário dizer que grande parte dos procedimentos de biópsia são indolores e de baixo risco.

A sedação é realizada por um médico anestesista e o paciente deve apresentar-se em jejum nas 6 horas que antecedem o exame. Para se realizar este exame, um equipamento de ultrassom (sonda ou transdutor) acoplado a uma agulha de biópsia é introduzido no reto do paciente.

Quando dizemos que o câncer de próstata encontra-se em estágio IV significa que a doença já está em estágio avançado, isto é, já atingiu linfonodos, ossos, pulmão ou outros órgãos. O tratamento para câncer de próstata avançado geralmente envolve mais de uma modalidade para que seja efetivo.

Os principais órgãos atingidos por metástases do câncer de próstata são os ossos. Alguns pacientes podem apresentar lesões pelo tumor na coluna ou quadril provocando dor local. Muitas vezes, a dor nessas partes do corpo são confundidas com dores musculares, não recebendo a devida importância.