Qual exame se faz primeiro mamografia ou ultrassom?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Após os 35 anos o exame de escolha para avaliação inicial é a mamografia com posterior ultrassom se houver alguma alteração que precise de complementação em sua avaliação. O Colégio Americano de Radiologia e a Associação Médica Americana têm indicado realização de mamografia de rastreamento anual a partir dos 35 anos.

Quando não é possível caracterizar um nódulo pela mamografia, o principal exame complementar é o ultrassom. “Um achado visto pelo exame, por exemplo, pode ser sólido, que tem mais propensão de ser câncer, ou ter um conteúdo líquido, que, na maioria das vezes, são benignos.

Você pode fazer exames de sangue, ultrassom e mamografia em qualquer momento.

Quanto antes o câncer de mama for detectado, mais rápido ele pode ser curado. Para isso, existem os exames de rastreio. Dentre eles, o que é mais eficaz na detecção do câncer de mama é a mamografia, presente inclusive no sistema público de saúde.

Para o diagnóstico de câncer de mama geralmente a mamografia é complementada por biópsias, ultrassom das mamas e algumas vezes a ressonância magnética. Apertar a mama durante o exame é fundamental, pois somente assim terá boa qualidade e permitirá enxergar as lesões bem no início.

O ultrassom de mamas tem pouca acurácia para detectar câncer de mama no início. Os nódulos benignos geralmente tem orientação horizontal, margens regulares e bem definidas, já o câncer tem orientação vertical e margens irregulares.

O ultrassom das mamas é indicado para: Avaliar nódulos palpáveis que não são vistos na mamografia; Avaliar nódulos palpáveis em mulheres com menos de 40 anos de idade; Avaliar o conteúdo de nódulos achados na mamografia (sólidos, cistos ou nódulos sólidos císticos);

Não há preparo específico para a mamografia, porém não se deve passar creme, talco ou desodorante nas mamas e axilas no dia do exame. Isso porque esses produtos podem deixar resíduos na pele que prejudicam a avaliação do exame.

BI-RADS 4A: lesão com baixa suspeita de malignidade – 2 a 10% de risco de câncer. BI-RADS 4B: lesão com moderada suspeita de malignidade – 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: lesão com elevada suspeita de malignidade – 51 a 95% de risco de câncer.

Quando o resultado da mamografia é BI-RADS® 0, o exame foi inconclusivo. Isso pode acontecer por problemas técnicos, como mau posicionamento das mamas e axilas no aparelho, além da movimentação da paciente durante o teste. A categoria 0 também é usada quando há dúvidas sobre a existência de alguma alteração.

Uma diferença importante entre ultrassonografia de mama e mamografia é que a primeira não é indicada para o rastreamento do câncer de mama em pacientes assintomáticas. Outro ponto de diferenciação é que a mamografia é contraindicada para grávidas e lactantes, devido à radiação.

Um exame de palpação (toque) nas mamas pode dar indícios de que a mama seja densa. Frequentemente, mulheres com este tipo de mama apresentam o seio com consistência mais firme ao toque, e a ptose (queda) mamária não é muito acentuada. No entanto, a maneira ideal para identificação da mama densa é a mamografia.

A mamografia é um exame radiológico que analisa as mamas por meio de um aparelho chamado mamógrafo. Já o ultrassom de mamas é um exame de imagem realizado com um transdutor e é o melhor exame para avaliar as mamas de pacientes a partir de 25 anos.

Você sabia que é possível amenizar o desconforto da mamografia escolhendo, de forma adequada, o período ideal para a realização do seu exame? primeira semana após o final da menstruação. Esse é o período em que a mama está menos inchada e menos dolorida.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Exames para Diagnosticar se o Câncer de Mama está Disseminado

  • Radiografia de tórax. A radiografia de tórax é realizada para diagnosticar se a doença se disseminou para os pulmões.
  • Tomografia computadorizada. ...
  • Ressonância magnética. ...
  • Ultrassom. ...
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan). ...
  • Cintilografia óssea.

O exame de ultrassom é importante para determinar se um nódulo é sólido, a quantidade e o tamanho dos nódulos, e se os linfonodos próximos estão aumentados de tamanho.

Novo exame de sangue para o diagnóstico do câncer de mama
O novo teste, conhecido por Trucheck, tem como objetivo detectar a células tumorais circulantes (CTCs) no sangue do paciente.

O exame de sangue também pode ser útil para o diagnóstico do câncer de mama. Quando há algum processo cancerígeno no corpo, proteínas específicas apresentam concentração aumentada no sangue, como o CA125, CEA, AFP e o CA 15.3. Para o exame de sangue, a área da retirada do sangue é higienizada com algodão e álcool.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.