Qual exame para saber se tem dermatite?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Uma maneira extremamente eficaz de determinar se o paciente possui ou não dermatite de contato, é através do teste de contato, ou, como ele também é conhecido, patch test.

Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.

consulta esse exame sai pelo valor de R$209.

Ela se caracteriza por causar secura, vermelhidão e descamação da pele, bem como o aparecimento de crostas e erupções que coçam intensamente e podem resultar em feridas. A dermatite é comumente encontrada em áreas como as dobras dos braços, pescoço e atrás dos joelhos.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Os banhos quentes podem agravar os sintomas da dermatite atópica, já que a água quente remove a camada lipídica protetora da pele, aumentando ainda mais o ressecamento da derme. É importante evitar banhos quentes e, em vez disso, optar por banhos mornos ou com água fria, o que ajudará a preservar a hidratação da pele.

Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar. Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada.

Medidas simples, como banhos rápidos de imersão em água morna e aplicar hidratante logo depois, ajudam a diminuir o desconforto dos sintomas da dermatite atópica.

O valor de IgE total elevado, principalmente acima de 2.000 UI/ml, faz parte de um escore clinicolaboratorial de pontuação para diagnóstico de suspeição da síndrome de Job, que, até o momento, não apresenta um marcador específico para diagnóstico.

Esse teste é fundamental para o diagnóstico e tratamento de alergias de contato, e pode ser realizado por dermatologistas ou alergologistas.

É uma doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Não é contagiosa e sua causa exata é desconhecida. A dermatite atópica costuma ocorrer entre pessoas da mesma família, juntamente com a asma ou a rinite alérgica.

O médico irá gotejar no antebraço do paciente as principais substâncias responsáveis pelo surgimento de dermatite no corpo humano. Se algum desses pontos apresentar vermelhidão ou inchaço, o Dermatologista terá condições de indicar qual é a substância responsável pelas reações alérgicas.

A dermatite de contato irritante causa mais dor do que coceira. Os sintomas geralmente diminuem de intensidade após um ou dois dias, logo que não haja mais exposição à substância irritante. A dermatite de contato alérgica geralmente causa mais coceira do que dor.

Dermatite esfoliativa
É um dos tipos de dermatite mais agressivos, atingindo grandes áreas do corpo e provocando febre, calafrios, inchaço, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas no peito, nos braços e nas pernas, principalmente.