Qual exame fazer para saber se o rim está inflamado?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Exame: Creatinina
Esse teste tem a seu favor o fato de ser realizado em todo e qualquer laboratório clínico, com precisão e custo adequados.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.

A avaliação do nível da creatinina é feita mediante à comparação dos resultados. Os resultados considerados “normais” precisam estar dentro dos valores de referência (entre 0,6 mg/dl e 1,2 mg/dl). Aqueles abaixo dos valores de referência (0,6 mg/dl) não são frequentes e não costumam apresentar motivos para preocupação.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

A creatinina alta pode não se refletir em um sinal clínico perceptível, como também pode se apresentar com queixas inespecíficas. São elas: náuseas; vômito; cansaço e fraqueza; retenção de líquido; falta de apetite; falta de ar; confusão mental; emagrecimento.

Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas. Já a dor muscular pode ser bem mais abrangente, principalmente na lombar ou em locais que sofreram lesões recentes.

O ultrassom de rins e vias urinárias é o principal exame para avaliar como está o funcionamento do sistema urinário. O ultrassom de rins e vias urinárias não emite radiação e mede o tamanho dos rins, identifica a presença de cálculos, cistos, dilatações do canal urinário, infecções, insuficiência e entre outros.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

Quando a infecção urinária sobe para os rins ela provoca um quadro chamado de pielonefrite, que precisa de tratamento imediato. Dr. Drauzio explica. Sem tratamento, problema pode provocar doença renal crônica e até necessidade de transplante.

A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

O Nefrologista é um especialista de problemas renais, somente. Além disso, o nefrologista atende casos em que o paciente pode ser tratado somente com medicamentos. O Urologista por sua vez, atende pacientes com outros tipos de problemas, não somente os renais.

Durante o exame, uma máquina de ultrassom envia ondas sonoras para a área do rim e as imagens são gravadas em um computador. As imagens em preto e branco mostram a estrutura interna dos rins e órgãos relacionados.

Pedra nos rins: como diagnosticar
“Em complemento ao diagnóstico, o hemograma e urocultura trazem informações importantes para que o melhor tratamento seja aplicado”, diz.