Qual exame detectar mercúrio no organismo?

Perguntado por: zaguiar3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.

Coletar sangue do final do último dia da jornada de trabalho ou após o período de exposição: Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame , homogeneizar e acondicionar corretamente. A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C. Data de revisão: 22/10/2020.

A exposição aguda, por inalação de vapores de mercúrio, acarreta astenia, fadiga, anorexia, perda de peso e perturbações gastrointestinais. O diagnóstico da contaminação é realizado pela análise em amostras de cabelo/sangue.

Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. Não há uma dose recomendada de coentro a ser consumida para eliminar o mercúrio, devendo-se aumentar o seu consumo na preparação de alimentos e através da fabricação de saladas, molhos e patês.

Mercúrio no sangue - R$47,00 - Labi Exames.

Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.

“O mercúrio pode ficar até dois anos circulando na atmosfera. Mesmo que os países reduzam o seu uso, a concentração do metal poderá resistir por um tempo”.

Os efeitos tóxicos incluem danos ao cérebro, rins e pulmões. Os sintomas dependem da forma de exposição e do derivado. A contaminação por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença rosa), a síndrome de Hunter e a doença de Minamata.

Concentrações normais de mercúrio no sangue total, em indivíduos não expostos ocupacionalmente, são geralmente inferiores a 1 mcg/dl. Entretanto, indivíduos normais, que têm exposição ocupacional, leve podem apresentar rotineiramente níveis acima de 1,5 mcg/dl.

Atualmente, atividades relacionadas ao uso do solo, como desmatamentos, queimadas e a construção de hidrelétricas, são as que mais contribuem para a contaminação. O mercúrio (Hg) é um metal pesado, considerado dos mais perigosos para o meio ambiente e para a saúde humana devido à sua alta toxicidade.

Existem algumas formas conhecidas de quelar. O EDTA é a mais comum e mais pesquisado deles, e pode ser utilizada não apenas por via endovenosa, mas também por via oral. Existem outras formas também conhecidas e utilizadas nas terapias alternativas como desintoxicação de metais pesados.

Os metais pesados estão presentes em alimentos, água contaminada e até mesmo no ar.
...
Sintomas

  1. náuseas;
  2. vômitos;
  3. diarreia;
  4. dor de cabeça;
  5. dor abdominal;
  6. arritmia;
  7. aumento da pressão arterial, dentre outros.

Resumidamente, o exame toxicológico é feito a partir da coleta de pequenas amostras de cabelo ou de pelos, no qual é encaminhado para o laboratório realizar a análise, para assim identificar se houve ou não o consumo de substâncias psicoativas (drogas), em um período de 90 a 180 dias.

Os sintomas agudos após a inalação de vapor de mercúrio elementar incluem falta de ar, febre/calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, paladar metálico, dores de cabeça, fraqueza e visão embaçada. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver lesão pulmonar aguda e desconforto respiratório grave com hipoxemia.

O que têm a maior quantidade de mercúrio são: tubarão, peixe-espada e agulha. Os que têm alta concentração de mercúrio, mas menos do que os anteriores: cavala, corvina (do Pacífico), bacalhau-negro, robalo chileno e atum. Os que têm uma quantidade moderada: robalo riscado, carpa, lagosta, tambaril e peixe-búfalo.

Para descobrir as deficiências em minerais e a presença de metais pesados, não é necessário fazer o exame via aparelho de mineralograma, que chega a custar R$ 500.

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas.

Alguns sintomas de excesso deste elemento são: alterações crônicas de problemas intestinais, inchaço abdominal, má digestão, problemas de pele, dores nas articulações e musculaturas, queda de cabelo, perda de peso, cansaço, etc.

As concentrações das duas formas químicas de mercúrio foram significativamente maiores no fígado do que na musculatura.

metilmercurio

Dentre os compostos de mercúrio orgânico, o metilmercurio é o mais tóxico que as formas metálicas, sendo responsável pelos danos mais importantes a saúde, observados em humanos.

Mercurialismo Metálico Ocupacional é uma intoxicação determinada pela exposição aos vapores de mercúrio presentes em ambiente de trabalho no qual é usado o Hg metálico.