Qual exame detecta xerostomia?

Perguntado por: onovaes6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

“A sialometria é feita para verificar se a queixa de boca seca dos pacientes é uma real diminuição na produção salivar, chamada hipossalivação, ou se é apenas uma sensação de boca seca, mas o fluxo salivar está dentro dos parâmetros normais”, esclarece o especialista.

A xerostomia é relativamente comum em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos, com pressão alta, depressão e diabetes, além de doenças como o Mal de Alzheimer, Síndrome de Sjögren, cirrose e doença de Addison.

Existem alguns exames no Brasil que já utilizam a saliva como amostra biológica, são eles: cortisol, dehidroepiandrosterona, melatonina, testosterona, progesterona, estradiol, amilase, imunoglobulina A e alguns minerais. Esses exames já possuem consenso e são documentados.

O que poucas pessoas sabem é que dentro da odontologia existem várias especialidades, cada uma responsável por uma questão específica e, entre elas, está a estomatologia. Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

Em pacientes com xerostomia deve-se realizar a estimulação do fluxo salivar e a substituição de secreções salivares com estimulantes tópicos, saliva artificial e sialogogos1.

Como coletar a saliva
Marque no relógio, ou cronometre no mínimo 3 minutos. Procure umedecer o algodão o máximo que puder. Abra a embalagem da seringa que acompanha o kit. Retire o embolo da seringa.

COMO É REALIZADO O EXAME? Após uma breve entrevista com o médico, o paciente receberá uma dose de um radiofármaco. Logo após, posicionado na gama câmara, serão realizadas imagens durante 30 minutos. Em determinado momento é realizado estímulo oral com suco de limão com o objetivo de incentivar a salivação.

A cintilografia das glândulas salivares avalia a função das glândulas parótidas e submandibulares. O traçador utilizado é o pertectetato-99mTc que é captado nos túbulos secretores. As imagens obtidas após a injeção endovenosa do traçador avaliam a função de acúmulo.

Nos casos mais graves de xerostomia, medicamentos como pilocarpina ou cevimelina. As pessoas que sofrem desse distúrbio podem descobrir que certas medidas podem ajudar a aliviar seus sintomas: Beba água com frequência para manter a cavidade oral hidratada.

Todos nós podemos apresentar alguns sintomas de boca seca eventualmente, mas quando a sensação se torna persistente, é importante procurar um atendimento médico ou odontológico para avaliar o problema.

A maioria dos pacientes começa a melhorar depois de seis meses a um ano, mas em alguns casos a melhora pode levar mais tempo.

consulta esse exame sai pelo valor de R$41.

Teste de cortisol salivar: avalia o conteúdo de cortisol na saliva, que ajuda a diagnosticar estresse crônico ou diabetes; Teste de cortisol urinário: mede a quantidade de cortisol livre na urina, uma amostra de urina deve ser coletada por 24 horas.

Atualmente dosamos na saliva os seguintes hormônios:
Progesterona. DHEA. Estriol (Feminino) Estrona.

Quando é necessário consultar o Estomatologista? Quando o paciente apresentar lesões bucais, ardência e dor em qualquer região dos lábios e da mucosa bucal, boca seca, aumento de volume nos tecidos, sangramento, etc.

Obviamente, o principal sintoma da xerostomia é a boca seca. No entanto, outras condições aparecem, como a dificuldade de engolir os alimentos e a sensação de ardência ou dores na língua. Também é comum que a língua fique mais avermelhada ou com a presença de saburra, que é aquela placa bacteriana branca.

O que é o exame de sialometria? O exame de sialometria consiste na avaliação de certas características da saliva, em relação ao seu volume em mililitro (ml) por minuto), coloração, turbidez, viscosidade salivar, avaliando-se em estado de repouso e após, através de estímulo mecânico com sialogogo e estímulo químico.

Seu médico também pode prescrever pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Você também pode decidir simplesmente beber mais água para matar a sede decorrente da boca seca.

Existem algumas maneiras de prevenir que a xerostomia aconteça. Minimizar a ingestão de alimentos picantes e salgados, evitar o cigarro e o álcool, e obviamente se hidratar corretamente. Mastigar chicletes sem açúcar também ajuda a estimular a produção de saliva.

O aumento da produção de saliva não é comum e quando acontece, costuma estar associado ao uso de medicações como sedativos, anticonvulsivantes e anticolinesterásicos.

Para o exame CORS3 a saliva deve ser colhida entre 23:30 e 00:30 horas. A amostra de saliva tem de ser colhida com um dispositivo Salivette. Retire o cotonete de coleta do respectivo tubo e insira dentro da boca cuidadosamente durante cerca de 2 minutos para que o algodão fique totalmente saturado com saliva.