Qual exame detecta que a pessoa está com intoxicação?

Perguntado por: icarvalho8 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar. Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns.

As investigações diagnósticas rotineiramente realizadas são: hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, exame de urina (com teste de gravidez, se pertinente), triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia.

Prestar socorro eficiente à vítima exige rapidez e precisão. Nada de dar leite, forçar o vômito ou obrigar a pessoa a beber água. O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Os sintomas agudos incluem: euforia com dores de cabeça, tonturas, confusão mental e coma nos casos mais graves. Com a ingestão, os solventes podem causar queimação da mucosa oral, náuseas, vômitos e gastrite hemorrágica. Em casos mais graves pode ocorrer falência respiratória.

O médico toxicologista tem experiência em saúde pública e atua principalmente nos temas sobre toxicologia ocupacional e avaliação de riscos químicos.

O preço para exame toxicológico para concursos públicos pode variar dependendo da região, entre R$ 140,00 a R$ 220,00, podendo ser parcelado em até em 6x para compra feita de forma online através do nosso site com cartão de crédito ou somente à vista através de boleto bancário.

Intoxicação é a introdução de uma substância tóxica no organismo. As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Medicamento é o principal agente tóxico que causa intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas do SINITOX desde 1994; os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, anti-inflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso País (44% foram ...

O processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante exames laboratoriais, a intoxicação pode ser aguda (Único ou Múltiplos contatos; Dentro de 24h; Efeitos imediato ou até 2 semanas) ou crônica (Exposição prolongada; Doses acumulativas; De 3 meses a anos).

Tratamentos para intoxicação alimentar
Infelizmente, não existe um remédio para a intoxicação. Ou seja, é necessário aliviar os sintomas e esperar. Comer alimentos leves e beber bastante água é essencial para evitar o ciclo da doença. O maior perigo da intoxicação é a desidratação.

Na parte líquida, além de muita água, é recomendada a ingestão de chás de ervas e água de coco. Além de se desintoxicar a partir da alimentação, o repouso também é muito importante. Por conta da desidratação causada por vômito e diarréia, o corpo perde energia.

Gorduras saturadas, conservantes, sódio, açúcares e outros, são um risco enorme para a saúde e ajudam no acúmulo das toxinas do corpo.

Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre. Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação. No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Saúde com Ciência reapresenta série sobre o tema.

> Diarreia aquosa; > Febre. Nos casos mais graves, também pode ocorrer: > Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura);

As intoxicações e o envenenamento são causados pela ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Podem resultar em doença grave ou morte em poucas horas se a vítima não for socorrida em tempo.

OUTROS AGENTES TÓXICOS

  • PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS. ...
  • INSETICIDAS DE USO DOMÉSTICO. ...
  • RATICIDAS. ...
  • PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES. ...
  • PRODUTOS DE USO VETERINÁRIO. ...
  • ALIMENTOS.

Alguns envenenamentos ocorrem por exposição a substâncias que são tóxicas em todas as doses. A intoxicação diferencia-se das reações de hipersensibilidade e idiossincráticas, as quais não são previsíveis e não estão relacionadas com a dose, e da intolerância, que é uma reação tóxica à dose não usual de uma substância.

Se o seu quadro não apresentar melhoras em 2 ou 3 dias, recomenda-se ir ao médico para que ele intervenha com o tratamento adequado. Importante: caso você não faça parte do grupo de risco, mas apresente os sintomas mais graves, como desidratação, pressão baixa, fraqueza ou febre, procure um médico o quanto antes.

Exame utilizado para detecção de drogas na urina como triagem em casos de suspeita.