Qual exame detecta neurite óptica?

Perguntado por: acastro9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Como a fundoscopia pode ajudar a diferenciar casos típicos e atípicos de neurite, o exame oftalmológico é essencial na avaliação clínica.

O diagnóstico deve ser realizado pelo neurologista especialista, com base no critério de diagnóstico aprovado da doença. Entre os exames, destacam-se a confirmação de anticorpos específicos, como o anticorpo anti-aquaporina-4 no sangue, ressonância magnética e testes oftalmológicos.

Retinografia

Retinografia colorida simples: este exame é capaz captar imagens do nervo óptico e da parte central da retina, chamada de mácula, que é a parte responsável pela visão dos detalhes das imagens.

Os principais sintomas da neurite óptica são: Perda de visão parcial ou total, que geralmente afeta apenas um dos olhos. Dificuldade de distinguir e perceber cores. Dor ao movimentar os olhos ou ao redor deles.

Nesse exame, o médico oftalmologista aplica um colírio para dilatar a pupila e depois utiliza uma pequena lanterna para iluminar seu interior e observar o nervo óptico, avaliando se existem alterações. É um exame indolor e muito importante para o diagnóstico de doenças e alterações.

A causa exata da neuromielite óptica (NMO) ainda não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja uma doença de origem autoimune. Isso significa que o sistema imunológico do corpo ataca por engano os tecidos saudáveis do sistema nervoso central. É um processo parecido com o que ocorre na esclerose múltipla.

A proposta segue para o Senado. Soraya Santos afirma que a doença é gravíssima e rara, atingindo quase 3 mil pessoas no Brasil, principalmente mulheres. "Após cinco anos de manifestação, 50% dos portadores ficam em cadeiras de rodas e 62% ficam cegos", informou.

A neuromielite óptica não tem cura. Entretanto, o tratamento pode prevenir, alentecer ou diminuir a gravidade das exacerbações. Eculizumabe, um inibidor do complemento C5, está aprovado para o tratamento do distúrbio do espectro da neuromielite óptica com anticorpos anti-aquaporina-4 positivos.

O Anti-MOG fornece a determinação de autoanticorpos contra a glicoproteína de oligodendrócito de mielina (MOG). A MOG é expressa exclusivamente no sistema nervoso central (SNC) na camada externa da bainha de mielina e na membrana plasmática dos oligodendrócitos.

A RM tem igualmente um papel fundamental no seguimento da EM, uma vez que pode detectar o surgimento de novas lesões, o crescimento de lesões existentes e ainda novas lesões com realce ao contraste paramagnético.

A determinação de anticorpos contra MOG é utilizada no diagnóstico de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, que são caracterizadas pela destruição progressiva da bainha de mielina do neurônio e consequentes prejuízos à transmissão neuronal, resultando em desordens motora, visual e sensorial.

Quais são os sintomas de inflamação de nervo óptico? Perda de visão, que pode ser parcial ou não; Dor ocular que piora quando você movimenta o olho; Perda da capacidade de distinguir cores.

Exames complementares na Neurologia
Por isso, ao constatar anormalidades, médicos podem pedir o auxílio de diferentes exames. Eletroencefalograma e polissonografia são os testes mais comuns nesse campo.

O exame de Tomografia de Coerência Óptica, conhecido pela sigla OCT, é um exame que permite avaliar diversas estruturas oculares. Ao contrário da tomografia de outros órgãos do corpo, a OCT não usa radiação, mas sim feixes de luz para obter suas imagens. Desta forma, pode ser realizado quantas vezes forem necessárias.

FUNDAMENTOS - A neurite silenciosa é definida como deterioração da função nervosa na ausência de dor neural, diferenciando-se da neurite franca, em que ocorre dor no nervo periférico, com ou sem prejuízo da função nervosa.

Sintomas

  • Vertigem;
  • Tontura;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Sudorese;
  • Taquicardia;
  • Dificuldade de equilíbrio;
  • Concentração prejudicada.

A neurite óptica é uma doença desmielinizante, inflamatória, que causa perda visual aguda, usualmente monocular. É altamente associada a esclerose múltipla (EM). É o primeiro achado em 15 a 20% dos pacientes com EM, ocorrendo em 50% dos pacientes com EM em algum momento no curso da doença.

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um método de exame não-invasivo que permite a avaliação de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular. A OCT de 820 nm surgiu para avaliação do segmento posterior do globo ocular (retina e nervo óptico).

Qual o preço da OCT? O preço médio do exame OCT ou Tomografia de Coerência Óptica é de R$300 na cidade do Rio de Janeiro. Esse valor pode variar conforme a cidade e a clínica oftalmológica de preferência.

“Os principais sintomas da neuromielite óptica são: inflamação do nervo óptico, conhecida como neurite óptica, que ocasiona dor ao redor ou atrás do olho, com danos à visão que, em casos graves, pode levar à cegueira.

A mielite transversa aguda pode se desenvolver em pessoas que têm certas doenças, como esclerose múltipla, neuromielite óptica, doença de Lyme, lúpus, COVID-19 ou que tomem certos medicamentos.