Qual exame detecta nervo comprimido?

Perguntado por: lquaresma . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O exame adequado para visualizar os nervos espinhais é uma ressonância magnética. Em alguns casos, um procedimento chamado estudo eletrodiagnóstico, ou eletroneuromiografia (EMG), pode ajudar os médicos a identificar o nervo afetado.

A compressão do nervo pode ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral. Essa pressão pode resultar de saliências ou hérnias de disco, esporões ósseos (bicos de papagaios), tecido cicatricial, implantes, tumores, infecção ou cistos.

Eletroneurografia ou neurocondução: pequenos sensores são estrategicamente posicionados sobre a pele para avaliar determinados músculos ou trajetos de nervos, e, em seguida, pequenos estímulos elétricos são feitos para produzir atividades nesses nervos e músculos, que são captadas pelo aparelho.

Em geral é possível identificar se um corte pegou um nervo a partir dos sintomas que ocorreram após o ferimento. No caso de um nervo sensitivo, ficaremos sem sentir de forma normal a região a que ele se destina (dormência e formigamento são sintomas comuns, assim como perda de sensibilidade ao toque ou calor/frio).

O nervo comprimido pode causar uma série de incômodos na região, como dor e formigamento, além da perda da função motora em casos mais evoluídos.

Se a origem do problema for na coluna, é necessário buscar por um neurocirurgião, já se o problema for no nervo ciático, é importante procurar pelo cirurgião de nervos periféricos.

O tratamento da síndrome compressiva dos nervos pode ser não cirúrgico ou cirúrgico. Na Síndrome do Túnel do Carpo, casos iniciais e leves podem ser tratados com uso de talas/órteses, medicamentos, fisioterapia e infiltrações.

Medicamentos – em alguns casos, os medicamentos podem ajudar a melhorar seus sintomas. Injeção de esteroides – procedimento em que esteróides são injetados perto do nervo afetado para reduzir a inflamação local.

O QUE É NEUROPATIA? A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Este exame é feito gratuitamente pelo SUS e coberto por alguns planos de saúde, ou pode ser feito de forma particular, por um preço de cerca de 300 reais, o que pode ser bastante variável, de acordo com o local onde é realizado.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

Os prolongamentos dos neurônios têm a capacidade de se regenerar e crescer após uma lesão. Assim, sempre que há um corte em um nervo periférico, há uma tentativa de crescimento até o seu local original. Uma vez lesionado o nervo periférico entrará num período de repouso por 30 dias.

É fundamental entender que os nervos podem sim se regenerar, mas isso acontece de forma muito lenta e nem sempre 100% eficiente. O processo pode levar meses a anos e depende da gravidade da lesão. Então, fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento rápido melhora muito as chances de recuperação.

Quanto tempo dura a crise de nervo ciático inflamado? O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Tratamento de Nervos Comprimidos
Evitar atividades que causam dor, realizar fisioterapia apropriada com as medicações orais e bloqueios seletivos da raiz nervosa ou injeções epidurais de esteroides na área de irritação e inflamação garantem o bom resultado do tratamento.

Trauma de nervo periférico pode provocar lesão incompleta com perda parcial das funções, com sintomas como paralisia e dor. A regeneração espontânea pode ocorrer e depende da intensidade da lesão. Nos casos em que a recuperação não ocorreu, o tratamento cirúrgico passa a ser considerado.

A lesão aguda tem como característica a perda da sua função normal, e isso depende do tipo de nervo lesado (motor ou sensorial) e do local da lesão. Caso o comprometimento seja muscular os sintomas podem ser fraqueza ou paralisia. Se o comprometimento for sensorial, os sintomas podem ser a parestesia e a dor.

Remédios
Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.