Qual exame detecta metais pesados no corpo?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

O mineralograma é feito no Brasil principalmente a partir de fios de cabelo. Mas no exterior análise do sangue e da urina também é muito utilizada.

O diagnóstico para a presença de metais pesados no organismo é simples: basta um exame de sangue, conforme explica Jhonathan Gonçalves Rocha, mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás e primeiro secretário do CRBM-3.

Náusea, vómitos persistentes, diarreia e dor abdominal são marcos da maior parte de ingestão aguda de metais pesados.

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

  1. Coentro. Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. ...
  2. Chlorella. ...
  3. Fibras dietéticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Selênio. ...
  6. Vitamina C. ...
  7. Coenzima Q10.

consulta esse exame sai pelo valor de R$277.

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas. Por isso, o teste não é tão utilizado.

O OLIGOSCAN é um método prático e revolucionário de medir em poucos segundos a biodisponibilidade dos mineras no corpo, além de intoxicação por metais pesados, avaliação de estresse oxidativo e possibilidade de desequilíbrios orgânicos pela carência ou excesso de minerais.

de metais como alumínio, chumbo e mercúrio no corpo, já está disponível em consultórios do País o oligoscan, exame que consegue apontar riscos de intoxicação em poucos segundos.

Os metais pesados não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contato com o organismo, no entanto, têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células do corpo, provocando problemas como alterações renais, lesões cerebrais e existe a suspeita de que também possam aumentar o risco de câncer.

Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.

Entre estes elementos pode-se destacar o arsênio, o cádmio, o chumbo e o mercúrio devido sua elevada toxicidade.

Os peixes são a principal preocupação, pois podem possuir enormes quantidades de metais pesados devido à bioacumulação. A cada avanço na cadeia alimentar, o peixe seguinte está mais contaminado, uma vez que terá se alimentado de vários organismos também contaminados.

Produtos naturais para cuidados pessoais, como desodorantes, cremes, hidratantes, cosméticos podem ajudar a reduzir a exposição do corpo ao alumínio, em particular, que é uma aditivo frequente para esse tipo de mercadoria.

Grãos e produtos granulados (leite, queijo e iogurte), sobremesas e bebidas são os principais contribuintes de alumínio na dieta. Outros alimentos que contém elevados níveis do elemento são especiarias e ervas e pepino em conserva, por exemplo.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

Hemograma completo
Com esse exame, é possível analisar o funcionamento e a quantidade de células vermelhas (como as hemácias, que transportam oxigênio), de plaquetas (responsáveis pela coagulação sanguínea) e de leucócitos (que garantem a nossa defesa).

Onde fazer Check-up Laboratorial Nutrição?

  • Vitamina B12. Mede a produção de hemácias.
  • Acido fólico. Mede o nível de vitamina B9 no organismo, que previne anemia, depressão e doenças cardíacas.
  • Magnésio. ...
  • Ferro. ...
  • Ferritina. ...
  • Vitamina D. ...
  • Hemograma.

O exame de Mineralograma pode ser feito através de análise de material biológico, como cabelo, sangue, saliva e urina. Graças ao avanço tecnológico, hoje é possível realizar essa avaliação nutricional de forma indolor e não invasiva, como através do dispositivo Oligoscan, que utilizamos aqui na Clínica Dr. Rodrigo Luz.

Alguns sinais muitas vezes são ignorados por nós, como: náuseas, confusão mental, insônia, acordar cansado, dores de cabeça, tontura e outros.

INTOXICAÇÃO AGUDA GRAVE. Quadro clínico grave, caracterizado por miose, hipotensão, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão, pneumonite química, convulsões, alterações da consciência, choque, coma, podendo evoluir para óbito.