Qual exame detecta má absorção?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Exames de sangue e outras análises laboratoriais podem ser realizados para detectar má absorção de outras substâncias específicas, como a lactose ou a vitamina B12. Assim que o médico confirmar que a pessoa apresenta distúrbio de má absorção, exames são realizados para diagnosticar a causa: Biópsia.

O coloproctologista explica que há dois tipos de má absorção do intestino delgado. O primeiro deles pode ocorrer por insuficiência na produção das enzimas digestivas dos sucos digestivos, que são responsáveis pela digestão dos nutrientes, e são produzidas pelo fígado, pâncreas e estômago.

A pessoa tem dificuldade em absorver nutrientes se: O revestimento do intestino estiver lesionado, como é o caso da doença celíaca. O trato GI é o tubo que vai desde a boca até o ânus.

Alguns distúrbios que causam má absorção: Estreitamento ou obstrução de ductos biliares, prejudicando a secreção de bile e a digestão de gorduras. Doenças hepáticas em que diminui a produção ou o fluxo da bile. Fibrose cística, uma doença hereditária que dificulta a produção e a secreção de enzimas pancreáticas.

Vamos as dicas:

  1. 1) Associar o ferro com vitamina C. O ferro é uma vitamina bem importante para nosso organismo e sua deficiência está relacionada com fadiga, tontura, fraqueza e a anemia. ...
  2. 2) Evitar café/cafeína após refeições. ...
  3. 3) Evitar consumir cálcio junto com ferro. ...
  4. 4) Deixar as leguminosas de molho antes do consumo.

Constipação: A falta de enzimas digestivas também pode causar constipação, pois a digestão incompleta pode tornar as fezes mais densas e difíceis de passar. Dor abdominal e cólicas: A má digestão pode causar dor abdominal e cólicas, especialmente após as refeições.

A absorção de nutrientes pode ser afetada por alguns fatores diferentes, que incluem: Distúrbios no fluxo do líquido linfático; Lesões no revestimento do intestino delgado; Remoção cirúrgica de uma parte do órgão.

O que é a síndrome de má absorção? A Síndrome de Má Absorção Intestinal acontece quando o intestino delgado não consegue absorver certos nutrientes, como lipídios, vitaminas, proteínas, carboidratos, entre outros.

Beber muita água durante a refeição afeta a absorção de nutrientes. “Os líquidos podem prejudicar a percepção de saciedade do indivíduo e dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo na hora da digestão”, alerta a especialista.

Colonoscopia: é um exame que visualiza o intestino grosso até chegar ao delgado. É recomendado em caso de sintomas como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal. Para a população sem sintomas, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos.

A causa mais comum de má absorção encontrada nesta condição é a giardíase.

Ao prejudicar a absorção de vitamina B12, pode levar ao quadro conhecido como anemia perniciosa. Indivíduos com distúrbios do estômago e do intestino delgado, como doença celíaca e doença de Crohn, também podem não conseguir absorver vitamina B12 suficiente dos alimentos para manter reservas saudáveis no corpo.

Dessa forma, o organismo fica com o trânsito intestinal acelerado, o que leva ao aparecimento das fezes com alimentos não digeridos. Estes quadros causam alteração no trato digestivo e, com isso, impedem a digestão correta dos alimentos ou levam a diarreia.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A melhor forma de melhorar a absorção de nutrientes, é garantindo uma alimentação balanceada e composta com as melhores combinações de biodisponibilidade. Entretanto, nem sempre a dieta saudável é capaz de suprir essas demandas nutricionais, causando quadros de deficiência e prejuízos à saúde.

Causas da má digestão?

  • Causas da má digestão? São várias as causas da indigestão, mas raramente é devido a uma condição grave e subjacente. ...
  • Obesidade. ...
  • Estresse ou ansiedade. ...
  • Hérnia de hiato. ...
  • Infecção por Helicobacter pylori. ...
  • Doença do refluxo gastroesofágico. ...
  • Úlceras estomacais.

Condições como a doença celíaca ou a doença de Crohn e até mesmo alimentos, como o chá preto, podem interferir na absorção de ferro pelo corpo.

O intestino delgado é dividido em 3 partes: duodeno, jejuno e íleo, que absorvem os seguintes nutrientes:

  • Gorduras;
  • Colesterol;
  • Carboidratos.
  • Proteínas;
  • Água;
  • Vitaminas: A, C, E, D, K e complexo B;
  • Minerais: ferro, cálcio, magnésio, zinco e cloro.

vitamina C

A vitamina C ajuda a quebrar as moléculas de ferro, facilitando a absorção durante a digestão. Já as vitaminas A, D, E e K, dependem dos lipídeos para serem processadas de maneira completa pelo organismo e, por isso, são chamadas de lipossolúveis.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.