Qual exame detecta íngua na virilha?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

O diagnóstico é feito pelo exame clínico e, em casos de maior complexidade, são realizadas também a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias. Qualquer tipo de inflamação pode causar esse carocinho, pois os gânglios funcionam como filtro contra possíveis ameaças ao corpo.

Como podemos ver, uma série de fatores pode desencadear o surgimento de um caroço na virilha, assim como em outras áreas do corpo. Por isso, é fundamental procurar um clínico geral quanto antes para a determinação da causa e a prescrição do tratamento mais adequado para cada caso.

O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos que podem ser confundidos com uma íngua inflamatória. Os tumores podem atingir todas ou apenas uma das glândulas linfáticas ou se espalhar por todo o corpo.

Em caso de serem benignas, as ínguas não alteram o tamanho e doem; já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas.

Probenxil Gel 11,6mg/g Antiinflamatório Tópico Com 60g.

As características do nódulo também precisam ser avaliadas para saber se é necessário uma atenção maior. Quando a íngua tem causas mais graves ela pode medir mais de 2,5 cm, se apresentar como um caroço duro e que não se move (aderido à pele ou outras regiões mais profundas).

Esses caroços que surgem como resultado de uma inflamação ou infecção costumam ficar inchadinhos, ser mais quentes do que o restante da pele do paciente e também mais avermelhados e podem também ser um pouco dolorosos.

O surgimento de caroços na virilha, pescoço ou axilas pode preocupar, mas não é, necessariamente, motivo para pânico. As ínguas ocorrem quando há o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, ocasionado por alguma infecção ou inflamação.

O Que é a Íngua
O caroço aparece nessas regiões como uma espécie de resposta do corpo à infecção da região. Esse tipo de infecção normalmente não tem longa duração, podendo durar de alguns dias até um mês inteiro.

Você deve procurar o médico imediatamente se tiver a dor na virilha acompanhada dos seguintes sintomas: Febre. Dor testicular aguda. Dor associada na região abdominal, lombar ou torácica.

Sífilis: manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Como tratar nódulo na virilha?

  1. Antibióticos e anti-inflamatórios específicos, indicados para casos de infecções.
  2. Quimioterapia e radioterapia são usadas para tratar casos de linfoma.
  3. Pomadas e cremes pode auxiliar no alívio dos sintomas, como coceira e inchaço.
  4. Procedimentos cirúrgico para a remoção do nódulo.

Lipoma é um tumor benigno composto de gordura e que pode surgir em qualquer região do corpo. Geralmente desaparece espontaneamente, mas se for doloroso ou incômodo há procedimentos cirúrgicos para remoção.

Em geral, precisa ser avaliado por um médico especialista, um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, quando esses sintomas aparecem na região cervical.

Linfoma é um câncer que surge quando um linfócito se transforma em célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones), levando ao inchaço dos gânglios, muitas vezes chamados de ínguas.

aumento dos linfonodos (gânglios); febre, coceira na pele; perda de peso sem motivo aparente.

Ínguas benignas e malignas
Quando está associada a um quadro de câncer, ou seja, íngua maligna ou linfoma, elas aumentam, são bastante rígidas e múltiplas, além de estarem associadas a diversos outros sintomas, como febre, vômitos, sudorese. O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Também chamado de íngua, o nódulo no pescoço é caracterizado pelo surgimento de um caroço nas laterais ou na parte da frente ou de trás do pescoço do paciente. De modo geral, os nódulos no pescoço costumam surgir e desaparecer espontaneamente e são mais comuns em crianças e adolescentes.