Qual exame detecta infecção no ouvido?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

"O diagnóstico das otites é clínico e efetuado com base no conjunto de sintomas e no exame otológico, que permite a visualização do interior do ouvido. Na otite média, a membrana timpânica costuma se mostrar vermelha e arqueada.

Vamos mostrar a seguir os principais tipos de exames auditivos e quando eles devem ser realizados pelo paciente.

  • Audiometria.
  • Imitanciometria.
  • Exame BERA.
  • Timpanometria.

Secreção saindo do ouvido é sintoma de infecção
“Alguns sintomas costumam se associar às infecções de ouvido, como queda da audição, sensação de ouvido tampado e, principalmente, a otorreia, que é quando o ouvido purga”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Otite externa é uma infecção grave da pele do meato acústico, geralmente causada por bactérias (Pseudomonas é mais comum). Os sintomas incluem dor, secreção e perda auditiva se o meato acústico inchou e se fechou; manipulação da aurícula provoca dor. O diagnóstico baseia-se na inspeção.

“Média” significa meio, e “otite” significa ouvido inflamado, portanto os médicos chamam esta infecção de otite média. Ela é “aguda”, quando acontece rapidamente e melhora rapidamente. Se a infecção não desaparecer ou se ficar retornando, ela é chamada infecção do ouvido crônica.

Ela pode atingir as três regiões do ouvido (externa, média e interna), provocando desconfortos que afetam drasticamente a qualidade de vida de uma pessoa, como tímpano inflamado e até o rompimento do tímpano, o que piora a infecção.

Audiometria. O exame mais popular é a audiometria, uma avaliação rápida, em que o paciente fica em uma cabine acústica com um fone de ouvido. O objetivo é saber em qual intensidade a pessoa consegue reconhecer sons puros e se é capaz de reconhecer os sons da voz.

Para realizar o exame, um pequeno endoscópio é introduzido nas narinas do paciente. Com o auxílio de uma câmera acoplada no aparelho, as imagens são projetadas em um monitor. Desta forma, o médico faz uma análise da região do assoalho e teto da cavidade nasal, tubas auditivas, adenoides e septo nasal.

A infecção fúngica do canal auricular causa mais coceira do que dor e as pessoas têm a sensação de entupimento do ouvido. A infecção fúngica causada pelo Aspergillus niger geralmente leva à formação de pontos preto-acinzentados ou amarelos cercados por material com aspecto algodonoso no canal auricular.

Se a infecção for bacteriana, seu médico pode prescrever antibióticos (fármacos antibacterianos). Se a infecção for causada por um vírus, antibióticos não vão ajudar. O uso de antibióticos quando eles não são necessários pode ser prejudicial e pode levar ao aparecimento de bactérias resistentes ao antibiótico.

Os tipos de otite

  • A otite externa. A otite externa se forma quando a infecção atinge o ouvido externo e alcança o pavilhão auricular (orelha), e a porção mais externa do tímpano. ...
  • A otite média. ...
  • A otite interna. ...
  • A otite crônica. ...
  • Otite aguda ou de repetição.

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Consiste no excesso de secreção dentro do ouvido, sendo, a princípio, um problema simples, mas que pode evoluir se não for adequadamente tratado. As causas são variáveis, entre elas, problemas respiratórios crônicos, como sinusites e rinites, além de uma evolução da otite comum.

Tratamento de otite média aguda
Outros médicos podem passar antibióticos somente se a doença for grave, ou se os sintomas não melhorarem após 72 horas.