Qual exame detecta câncer no testículo?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Para confirmar o diagnóstico, uma vez que o paciente apresente os sintomas de câncer nos testículos, são realizados o exame de ultrassom da região, além da tomografia computadorizada.

Os principais sintomas do câncer de testículo são: Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso.

Sintomas do Câncer de Testículo Avançado
Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões. Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Como fazer
Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

A dor nos testículos também pode ser provocada por uma inflamação originada de quadro viral ou bacteriano, quando há o agravamento de uma epididimite. A caxumba é um dos exemplos mais comuns do que pode causar dor nos testículos devido a uma orquite. Além da dor, ambos os testículos poderão ficar inchados e vermelhos.

O que é cisto no testículo? Um cisto é uma pequena bolsa formada por acúmulo de líquido, que pode ser causado por diversas razões, como infecções, obstruções e genética. Um cisto no testículo ocorre quando essa alteração se forma na região testicular.

Fatores de risco
O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

E a cura? Como todo câncer, o de testículo possui boas chances de cura quando é diagnosticado precocemente. Ao ser descoberto na fase inicial, a chance de cura é de até 95%, sendo que considera-se livre do câncer o paciente que foi tratado e não apresenta recidiva no prazo de cinco anos.

um procedimento particular deve ficar entre 10 a 15 mil reais.

Bom dia, o cisto simples no testiculo ou no epidídimo é muito comum, trata-se de uma condição benigna, que pode ocorrer em virtude de sequela de um trauma ou infecção local, ou ainda ser congênita (de nascença). Na maioria das vezes não requer tratamento, apenas conduta expectante.

Muitos esperam ter sintomas como dificuldade ou dor para urinar, sensação de urina presa, frequência urinária muito aumentada ou qualquer outro. Mas a grande verdade é que no início não existe nenhum sintoma que possa indicar que o homem está com câncer.

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

Signo de Câncer no amor
Podem ser ciumentos e até manipuladores devido ao medo de serem abandonados. Às vezes esse tipo de comportamento assusta a pessoa com que está se envolvendo, que acaba desistindo da relação. Apesar disso, são protetores e gostam de cuidar do outro.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.