Qual exame detecta câncer no pescoço?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Biópsia é o principal exame para diagnosticar o câncer de cabeça e pescoço.

A tomografia computadorizada (TC) do Pescoço avalia Músculos, vasos, laringe, glândulas salivares, tireóide e linfonodos.

O câncer de faringe pode apresentar sinais como dor de garganta persistente, dificuldade em engolir alimentos ou a sensação de algo preso na garganta. Nódulos no pescoço e problemas respiratórios também podem ocorrer - no entanto, a doença costuma não manifestar tantos sintomas inicialmente.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Caroço no pescoço pode ser câncer? Quando o linfonodo tem consistência mais dura ou é fixo, pode estar relacionado a algum tipo de câncer. Alterações locais na pele, como vermelhidão ou escurecimento, também são suspeitas.

O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é o médico especialista responsável por acompanhar e tratar problemas que acometem essas regiões, envolvendo os diversos órgãos que as compõem, tal como glândulas salivares, glândulas endócrinas (tireoide e paratireoides), trato aerodigestivo alto (boca, cavidade nasal, faringe, laringe) ...

O caroço na garganta deve ser avaliado pelo médico principalmente quando não diminui de tamanho ao longo do tempo e quando surgem outros sintomas, como cansaço excessivo, dificuldade para engolir, mal estar geral ou perda de peso sem causa aparente.

Fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço
Tabagismo – o hábito de fumar cigarro e derivados, como charuto, narguilé e cachimbo, é o principal fator de risco para o câncer de cabeça e pescoço. Junto ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo está relacionado a 75% dos casos da doença.

O que causa o câncer de cabeça e pescoço? O consumo de álcool e tabaco são os dois fatores de risco mais importantes para o câncer de cabeça e pescoço, especialmente o câncer de boca, orofaringe, hipofaringe e laringe. Pelo menos 75% dos cânceres de cabeça e pescoço são causados pelo uso de tabaco e álcool.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Este exame é usado para identificar e avaliar patologias cervicais, como tireoide e outros tecidos do pescoço.

Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin são o aumento dos gânglios do pescoço, das axilas ou da virilha, suor noturno em excesso, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.

Os linfonodos cervicais são linfonodos encontrados no pescoço. Dos 800 gânglios linfáticos do corpo humano, 300 estão no pescoço. Os linfonodos cervicais estão ligados a uma série de diferentes condições patológicas, incluindo tumores, infecção e inflamação.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço que irradia para o ombro esquerdo;
  • Dor no pescoço que irradia para o ombro direito;
  • Dor no pescoço que irradia para o braço;
  • Sensação de choque;
  • Braço ou dedos das mãos com formigamento;
  • Perda de força nos membros.

Causas de dor no pescoço

  • Espasmos musculares.
  • Artrite (geralmente osteoartrite. A artrite decorrente de lesões na cartilagem das... ...
  • Espondilose cervical. A osteoartrite é... ...
  • Estenose da coluna cervical.
  • Um disco rompido ou herniado. ...
  • Lesões em músculos e ligamentos.
  • Fibromialgia.

Portanto, se você perceber um caroço na garganta, não é preciso se alarmar porque existem vários fatores benignos que podem desencadear esse sintoma. Entretanto, sempre procure o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para obter um diagnóstico preciso e programar seu tratamento.

Um dos passos mais importantes do diagnóstico é determinar se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Para isso, o endocrinologista deverá solicitar testes de imagem como ultrassonografia e cintilografia. Além disso, uma biópsia será capaz de identificar a gravidade da lesão.

Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos (câncer)³.

Os nódulos no pescoço, geralmente, são gânglios linfáticos ou linfonodos que ficaram inchados ou aumentaram de tamanho. Os gânglios linfáticos fazem parte do sistema linfático, que auxilia no sistema de defesa do organismo.