Qual exame detecta câncer no olho?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Biomicroscopia ultrassônica. É um tipo especial de ultrassom que utiliza ondas sonoras de alta frequência, para criar imagens detalhadas da parte frontal do olho. Esse exame é similar ao ultrassom, mas com o uso de ondas de luz para criar imagens detalhadas da parte posterior do olho.

Sintomas de melanoma ocular
A maioria dos casos de melanoma ocular são assintomáticos no início da doença. Nos estágios seguintes, os acometidos costumam apresentar queixas de visão embaçada, mudanças no campo visual, pequenas manchas nos olhos (nevos), além de pontos pretos e flashes de luz na visão.

Em um estágio inicial, o câncer no olho pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local ou de pequenas cirurgias. O prognóstico é favorável e raramente ocorre metástase — que é a disseminação do câncer pelo organismo. No entanto, se a lesão for muito grande pode ser necessária a remoção de todo o globo ocular.

Muitos casos de câncer podem causar metástase, que é a disseminação do tumor pela corrente sanguínea. E os olhos são órgãos que não estão imunes – alguns tipos de câncer como de mama, próstata e até mesmo o de pulmão podem causar a Metástase Ocular.

Diferentes tipos de biópsias podem ser feitas para o melanoma ocular, dependendo de sua localização, incluindo: Aspiração por agulha fina. Usando uma agulha fina para retirar uma pequena amostra do líquido entre a córnea e a lente. Biópsia incisional ou excisional.

Principais doenças oculares

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

As doenças mais graves nos olhos são aquelas que podem levar à cegueira entre as mais comuns estão: Câncer ocular. Glaucoma. Catarata.

Dependendo do tipo e estágio da doença e outro fatores, as opções de tratamento para o câncer de olho podem incluir cirurgia, radioterapia, laserterapia, quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia. Às vezes, mais de um tipo de tratamento é usado.

O custo da cirurgia de pterígio varia de acordo com o profissional, equipe médica e local de realização escolhido, podendo custar a partir de R$ 2.000,00. A cirurgia de pterígio é realizada em uma sala de cirurgia por um oftalmologista e anestesista.

Neoplasia intraepitelial córneo-conjuntival: doença do epitélio da superfície ocular, com baixo poder de malignização, cerca de 5% dos casos. Caracteriza-se por lesão de aspecto gelatinoso, nodular, esbranquiçado e opaco, localizando-se preferencialmente próxima ao limbo.

Dermatoscopia, dermatoscopia digital e microscopia confocal são exames de imagem complementares que auxiliam no diagnóstico do câncer de pele.

Sintomas e sinais do melanoma ocular
Visão embaçada ou perda de visão; Flutuadores (manchas ou rabiscos flutuando no campo de visão) ou flashes de luz; Perda do campo visual; Mancha escura crescente na parte colorida do olho (íris);

O melanoma acral pode ser confundido com outras doenças benignas. "Há casos em que o tumor é tratado como uma simples micose por anos", alerta Duprat. Manicures e pedicures podem ajudar a observar essa alteração, mas o especialista recomendável para avaliação dos casos é um dermatologista.

A doença pode causar cegueira e levar à morte, mas tem chances de cura em até 100% dos casos se diagnosticada a tempo. Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde.

Como Prevenir o Câncer de Olho

  1. Investigações constantes. A genética é um dos principais fatores de risco na maioria dos tipos de câncer. ...
  2. Controle de exposição ao sol. ...
  3. Ficar atento às alterações após os 40. ...
  4. Cuidar da imunidade. ...
  5. Prevenir o câncer de olho e ficar atento a outras doenças.

De acordo com o especialista, apesar de o câncer de pele ser muito comum entre homens e mulheres, o uso de óculos de sol contribui muito para proteger os olhos da doença.