Qual exame detecta câncer na coluna?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os únicos que podem afirmar, com certeza, se há algum tumor na coluna são os exames de imagem, como a ressonância magnética, os raios-X ou tomografias, mas um exame de sangue também pode ser pedido, para avaliar alguns tumores.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e que não necessariamente têm relação com movimentos, posturas específicas ou atividade física exagerada. Dependendo do tumor, a dor pode ser constante e o paciente sente que não encontra momentos ou posições de alívio.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

Alguns fatores de risco comuns em casos de tumores na coluna vertebral são: tabagismo; dieta inadequada e pouco saudável; histórico familiar com casos de câncer, como mama, pulmão, próstata e ovário.

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa à noite ou quando se realiza determinados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna. Febre junto com a dor.

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias. Geralmente, começa antes do diagnóstico, piora durante o curso do tratamento e pode persistir por meses – até anos – após a remissão.

Caso o câncer na coluna seja confirmado, o tratamento varia de acordo com o caso, sendo o primeiro passo um diagnóstico preciso se o tumor se originou da coluna ou é uma metástase. Alguns podem incluir radioterapia, por exemplo. Em algumas situações a cirurgia será essencial.

O primeiro sinal da compressão é geralmente dor na parte posterior do pescoço ou dor de garganta, às vezes com dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Tossir, espirrar ou realizar outros movimentos, muitas vezes, agravam a dor.

Estenose Espinhal. A estenose espinhal é o estreitamento do canal vertebral no qual a medula espinhal se encontra a partir do acúmulo de tecido ao redor da espinha. Pode causar dor comprimindo os nervos e a medula espinhal. A estenose ocorre mais comumente como estenose lombar e estenose cervical.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  1. Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  2. Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  3. Fraqueza em um dos braços;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  6. Dor ou dificuldade para respirar;
  7. Incontinência urinária.

A dor de um modo geral na coluna também pode estar relacionada a problemas ósseos: alterações degenerativas nos discos intervertebrais ou articulações; escorregamento de vértebras; desvios dos eixos normais da coluna; acometimento da coluna por patologias como hérnia de disco, artrose, estenose do canal vertebral, ...

As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.

Quais são os sintomas de artrose na coluna?

  • Rigidez articular;
  • Estalos na articulação;
  • Dor na coluna;
  • Limitação do movimento.

As principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por invalidez são Hérnia de Disco, Osteofitose, Discopatia Degenerativa, Protusão Discal e Cervicalgia.