Qual exame detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos.

Tipos mais comuns de marcadores tumorais

  • CEA: Marcador para ca de cólon;
  • CA-125: Marcador de tumor de ovário;
  • Alfa-fetoproteína: Tumores de fígado e germinativos;
  • CA 15-3: Tumor de mama;
  • PSA: Tumor de próstata;

Os exames para identificar câncer podem ser de rotina, como a mamografia, considerada um método preventivo, ou a solicitação partir de uma investigação na qual a suspeita do câncer já existe.

Antígeno Carcinoembrionário (CEA)
Mas, mesmo em tabagistas, valores maiores do que 5,5 ng/ml não são normais. Quanto maior o valor de CEA no momento do diagnóstico significa probabilidade de doença avançada.

Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de câncer) Sangramento inexplicável (pode estar ligado a cânceres no intestino, na medula ou na vulva) Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença) Dificuldade de engolir (câncer no esôfago)

Cerca de 90% das pessoas costumam ignorar estes sintomas, por isso é bom levá-los em consideração. Se existe algo importante em uma doença como o câncer é o diagnóstico precoce. Logo, se você observar qualquer um destes sintomas, não se alarme, mas procure um médico para entender o que acontece.

Sinais de alerta são a quantidade de glóbulos vermelhos e o tamanho das hemácias e leucócitos, o que pode indicar células atípicas e imaturas circulando no sangue; AFP, que detecta a alfafetoproteína (AFP) e pode indicar a presença tumores no estômago, intestino, ovários ou de metástases no fígado.

O estudo examinou os glicosaminoglicanos livres presentes na urina e no plasma, e descobriu que eles poderiam servir para apontar a presença de câncer, inclusive no estágio 1 da doença. A análise também permite prever a localização dos tumores com uma precisão de 89%.

O exame de urina pode diagnosticar alguns cânceres de bexiga precocemente, mas esse exame não é o mais adequado para o rastreamento. Nesse exame, a urina é analisada sob um microscópio para determinar a presença (ou não) de células cancerígenas.

Por isso, para diagnosticar um câncer, são necessários além dos exames de sangue, de imagem, biópsias, testes genéticos, exames endoscópicos e/ou, até mesmo, cirurgias. Neste artigo, mostramos quais exames de sangue ajudam a detectar os cânceres gastrointestinais, especificamente.

As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.

Estroma: tecido de sustentação formado por tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, o qual define o crescimento e a evolução do tumor.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

Níveis aumentados de CEA podem indicar algumas condições não relacionadas a cânceres, como inflamação, cirrose, úlcera péptica, colite ulcerativa, pólipos retais, enfisema e doença de mama benigna. Como nem todos os cânceres produzem CEA, é possível ter câncer e também apresentar um nível de CEA normal.

O CEA é frequentemente usado para monitorar pacientes com tumor colorretal após cirurgias ou para medir a resposta a terapia ou mesmo se a doença é recorrente. Seu valor de referência é 3,5 ng/ml em não fumantes e 7 ng/ml em fumantes.

Quais são os resultados possíveis para o exame CA 19-9? Resultados até 37.00 U/mL são considerados normais. Resultados acima de 37.00 U/mL são considerados altos e devem ter acompanhamento médico. Isso não necessariamente significa que haja câncer.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

O câncer de ovário tende a se espalhar na cavidade abdominal. Em 80% das mulheres, quando o tumor é descoberto, as células adiposas na região da barriga já foram atingidas. Muitas vezes o crescimento do câncer no tecido gorduroso é maior do que no próprio órgão do sistema de reprodução feminino.

É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.