Qual exame detecta bico de papagaio?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A maioria dos pacientes não apresenta sintomas e a condição acaba sendo descoberta através de um exame de raio-x da coluna vertebral ou devido a uma dor constante no local afetado.

Como diagnosticar o bico de papagaio na coluna? Nas radiografias simples da coluna vertebral, já é possível verificar a presença dessas formações ósseas, que receberam o nome popular de bico de papagaio pela semelhança com esse formato, seja por alguma patologia relacionada, má postura, sobrepeso etc.

Tanto o bico de papagaio como a hérnia de disco são condições que pode causar muitas dores e desconforto na região da lombar, além de terem entre suas causas, o envelhecimento natural do indivíduo.

Apesar de não ter cura, o bico de papagaio pode piorar ao longo do tempo e, por isso, é importante realizar tratamentos que ajudem a aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida, podendo ser recomendada a realização de fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos.

O tratamento da artrose e do bico de papagaio varia. Apenas um especialista pode avaliar e sugerir a melhor forma de cuidar do problema. Se estiver sentido dores, vá ao médico e suspenda qualquer tipo de atividade com muito impacto, como a corrida.

DIFERENÇA ENTRE BICO DE PAPAGAIO E HÉRNIA DE DISCO
Basicamente, o bico de papagaio é um crescimento ósseo anormal entre duas vértebras da coluna vertebral, enquanto a hérnia de disco é uma patologia que atinge os discos entre as vértebras. Dentro desses discos existe uma substância chamada núcleo.

Qual é o tratamento para bico de papagaio? Como outros problemas de coluna, para aliviar a dor causada pelo bico de papagaio, é recomentado o uso de medicamento, incluindo analgésicos e anti-inflamatórios. Também são indicados exercícios de fisioterapia e a recomendação de postura adequada.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar.

Enquadrada entre as 5 doenças na coluna para auxílio-doença no INSS, conhecida como “bico de papagaio”, seus sintomas vão de leves a graves que podem exigir cirurgia, por exemplo.

O bico de papagaio é uma artrose
Com o passar dos anos, pode gerar uma má formação, que pode ser visível ou mesmo palpável. O bico de papagaio é uma artrose. Essa deformação óssea pode reduzir movimentos das articulações, provocar fortes dores, sensação de queimação nas costas e um incômodo frequente.

Contudo, no dia a dia previdenciário, percebo que as seguintes doenças ou problemas na coluna são os mais comuns nos casos de aposentadoria por invalidez:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Tratamento para o bico de papagaio
Como qualquer outra doença, o tratamento varia de paciente para paciente e depende da gravidade da inflamação. Mas, geralmente, o tratamento é realizado com uso de anti-inflamatórios e de estimulantes para produção de cartilagem.

Osteofitose ou bico de papagaio: sintomas

  • dores na região afetada da coluna e que podem ser irradiadas para outros locais, como ombros, braços, pernas e coxas;
  • dormência e formigamento nos membros;
  • perda de sensibilidade;
  • cansaço e fadiga muscular;
  • dificuldade de locomoção (casos mais graves);
  • limitação dos movimentos.

O tempo de uma crise de coluna dura em média um período de sete a dez dias. Nesse meio tempo, ela pode ser combatida com uso de analgésicos e anti-inflamatórios conforme a prescrição médica, por isso sempre é importante a consulta com um profissional.

Vale ressaltar que os bicos de papagaio podem ser agravados pela ocorrência de outros problemas da coluna, como artrose, escoliose, hérnias e doenças autoimunes, como a artrite reumatoide. O excesso de peso é outro fator de risco, assim como doenças reumáticas, traumas sofridos na coluna e falta de atividade física.

Além disso, a fisioterapia pode ser uma grande aliada, uma vez que o fisioterapeuta atua na melhora do quadro de dor, redução da inflamação e na melhora da postura do indivíduo.

Mulungu. Canivete, bico-de-papagaio, corticeira, amansa-senhor e sapatinho-de-judeu são outros nomes dados a essa planta. O principal poder do mulungu é deixar a pessoa mais tranquila. Por isso é muito indicado para pessoas com problemas de ansiedade, estresse, histeria, depressão, compulsão, etc.

Qual o melhor anti-inflamatório para bico de papagaio? Os anti-inflamatórios mais utilizados nesse caso são os coxibes. Quem tem bico de papagaio pode trabalhar? Sim, o bico de papagaio por si só não é uma causa de afastamento do trabalho.

O tratamento cirúrgico consiste na introdução de implantes ósseos no local do disco intervertebral comprometido para estabilizar estas estruturas. Em alguns casos, é necessário realizar a fixação das vértebras com parafusos, ou mesmo a remoção da vértebra, dependendo de como está o quadro de comprometimento.