Qual exame detecta artrose no quadril?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Geralmente, o exame inicial é a radiografia da bacia. Com ela é possível ver a diminuição do espaço onde se tem cartilagem na articulação.

A consulta com um médico especialista em quadril é o melhor exame que um paciente pode buscar. Os exames de imagem (raio-x, ressonância, ultrassonografia, tomografia, etc) são exames complementares. É na consulta que o especialista irá avaliar os sintomas, exames físicos e correlacionar a queixa com as articulações.

A artrose no quadril é um problema provocado pela perda de cartilagem na articulação, o que acaba causando a dor gerada pelo atrito dos ossos onde deveria existir cartilagem. Isto ocorre porque a cartilagem presente entre os ossos de todas as articulações do corpo não possuem a capacidade de doer.

A dor piora com esforços em pé, movimentos ou atividades físicas e melhora levemente com o repouso. Com o passar do tempo, a articulação bloqueia o movimento, o que pode limitar a movimentação normal do quadril, impedindo atividades simples, como cruzar a perna, calçar sapato ou cortar as unhas.

A artrose no quadril acontece devido ao desgaste natural dessa articulação, por causa da idade, ou devido a traumatismos frequentes, como corridas de longa distância, por exemplo. Nestes casos, a cabeça do fêmur que se encaixa perfeitamente no acetábulo do quadril deixa de ficar completamente encaixada.

A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista.

Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

O ortopedista especialista em quadril é o médico responsável por cuidar e analisar qualquer alteração que envolva a área do quadril.

O ortopedista especialista em quadril irá conhecer a história do paciente , realizar o exame físico e, se necessário, solicitar exames de imagem e de sangue para realizar o diagnóstico. Após isso, o tratamento será iniciado e acompanhado pelo especialista.

A dor no quadril pode ser uma artrose no quadril, uma tendinite ou bursite trocantérica, ou outras doenças, como lesão do lábio acetabular e impacto fêmoro-acetabular. Uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.

Pacientes que caminham pelo menos duas series de 1.500 passos em três dias da semana reduzem os sintomas da artrose no joelho e quadril e, significativamente, melhoram a função física.

A musculação para artrose no quadril pode envolver agachamentos esporádicos e também musculação em todos os músculos do corpo, como ombros, peito e coluna. No geral, o mais indicado é que o paciente faça séries em vários músculos – evitando que um fique mais trabalhado do que o outro.

Deite-se do seu lado favorito. É muito comum nos virarmos em busca de uma posição confortável na cama, mas alguns médicos recomendam que se encontre um lado preferido caso você tenha dor no quadril. Logicamente, evite o lado que está machucado.

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.