Qual exame detecta a doença do pombo?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O diagnóstico é feito de forma laboratorial. Um dos principais exames é o de líquor (líquido cefalorraquidiano- LCR), que auxilia no acompanhamento de meningite. O procedimento é feito por meio de punção lombar e dura alguns minutos.

A criptococose é uma infecção provocada pelo fungo Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii. As pessoas podem não ter sintomas ou podem ter dor de cabeça e confusão, tosse e peito dolorido, ou uma erupção cutânea, dependendo de onde se encontra a infecção.

Como é feito o tratamento da criptococose? Frequentemente, o tratamento para a criptococose é feito por meio do uso de antifúngicos, principalmente em casos mais graves da doença, que devem ser usados conforme a orientação do médico.

Como o pombo é uma ave que é encontrada em locais sujos, foi-se criando a ideia de que o pombo transmite doença e, infelizmente, essa crença é parcialmente verdade! Se a população de pombos urbanos for muito grande, pode oferecer sérios riscos à saúde e ao bem-estar do ser humano.

Por isso, é importante estar atento aos sintomas, já que a doença demora cerca de 15 dias para se manifestar de forma crônica, dificultando o diagnóstico e fazendo a pessoa pensar que é uma forte gripe”, comentou Manuela Santiago.

Muitos pacientes apresentam-se frequentemente com lesões pulmonares primárias, assintomáticas e autolimitadas. Em pessoas imunocompetentes, essas lesões pulmonares isoladas algumas vezes se curam de forma espontânea, sem se disseminar, até mesmo sem terapia antifúngica.

O tratamento pode durar até seis semanas e é feito com remédios fúngicos, que são aplicados diretamente na veia.

Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.

Além disso, também pode causar sequelas graves: alterações da visão ou da audição, crises convulsivas, paralisias e até mesmo pneumonia, com menos frequência. Outro dano causado pelos excrementos do pombo é que, em contato com a chuva, eles geram ácidos que corroem e danificam edifícios históricos.

“Limpar as fezes dos pombos requer cuidados, já que os fungos nelas presentes não podem entrar em contato com as vias aéreas dos seres humanos. Para evitar o contágio, basta lavar o local com água clorada; jamais varrer ou usar pano seco. Pode-se ainda proteger o nariz com algum pano ou lenço”, diz ele.

A criptococose pulmonar é uma micose sistêmica oportunista. A principal fonte de contaminação em humanos são as fezes de pombos. A infecção ocorre no ambiente pela inalação do fungo aerolizado sob a forma de leveduras com menos de 2µm de diâmetro.

Recomendo o gel repelente Byebird, repelente para pombos e aves em geral, deve ser aplicado no local de pouso numa faixa de 3 a 4cm de largura por 3 a 4mm de espessura, tem durabilidade de 06 meses a 1 ano e não sai com água e não derrete com o calor e o melhor de tudo isso o abandono e imediato.

Procurar como matar pombos não é a solução. Até porque essa ação é ilegal e caracterizada como crime ambiental. Você não pode matar pombos da mesma forma que elimina outras pragas urbanas. Esses insetos e animais apenas estão reivindicando seu espaço perdido a partir do processo de urbanização.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.

Estima-se que essa ave pode transmitir mais de cinqüenta doenças dentre elas: Criptococose, Toxoplasmose, Histoplasmose, Psitacose ou Ornitose, bactérias entre elas Salmonella.

A tradição milenar data do Antigo Egito, e essa ave é consumida no país até hoje. Comer pombo é popular em diversos países do Oriente Médio, Ásia e países da Europa como França, Escandinávia e Itália.

Você deve lavar seu animal ao veterinário o mais rápido possível, para que ele seja examinado e a causa do problema seja adequadamente tratada.

Esporotricose cutânea
Surgem feridas avermelhadas e com pus, na sequência, aparecem nódulos, também avermelhados.

A doença não é considerada grave e tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Após avaliação clínica, orientação e acompanhamento médico, o tratamento deve ser iniciado rapidamente e sua duração pode variar de três a seis meses ou mesmo um ano, até a cura completa, não podendo ser abandonado.

A limpeza pode ser feita com água sanitária e é importante lavar roupas e objetos que tiveram contato com o animal contaminado durante este período.

- criptococose: doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos; - histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos.