Qual exame de sangue para saber se a imunidade está baixa?

Perguntado por: lpeixoto4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A partir de uma amostra de sangue do paciente, é possível analisar parte do sistema imunológico.

A média dos glóbulos brancos entre os homens foi de 6.142/mm3 (2.843-9.440) e entre as mulheres de 6.426/mm3 (2.883-9.969). Outros parâmetros mostraram valores próximos entre os sexos.

Os exames imunológicos

  • Hemograma completo;
  • Exames de sorologia;
  • Análise das imunoglobulinas;
  • Análise de linfócitos, etc.

Além das mucosas, a pele também fornece sinais de alerta que indicam queda na imunidade. Nesse caso, é comum apresentar uma palidez incomum ao indivíduo, manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo e, em alguns casos, até mesmo erupções cutâneas e abscessos.

Sistema imunológico: 6 substâncias importantes para turbinar a imunidade

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Qual médico cuida da imunidade? O especialista em imunidade é o médico imunologista.

Os linfócitos são apresentados como células integrantes do sistema imune, já as plaquetas, como um sistema de coagulação sanguínea. “Quando pegamos uma infecção, essas células não estão isoladas, elas trabalham juntas na resposta contra o patógeno.

Novos valores de referência para o hemograma no Fleury

MasculinoFeminino
Adultos: 13,3 - 16,5 g/dLAdultos: 11,7 - 14,9 g/dL

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

O teste de “ELISA” (do inglês “Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay) se baseia reações antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas. A enzima mais comumente utilizada nestas provas é a peroxidase, que catalisa a reação de desdobramento da água oxigenada (H2O2) em H2O mais O2.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

O teste de imunidade consiste em o paciente receber no braço algumas injeções contendo substâncias derivadas de microrganismos, que são escolhidas pelo médico Alergista e Imunologista, como formas de avaliar a Imunidade.

Por esse motivo, pessoas com imunidade baixa podem apresentar diversos problemas de saúde, como:

  • infecções recorrentes;
  • infecções graves como pneumonia e meningite;
  • maior suscetibilidade a alergias;
  • maior risco de doenças inflamatórias, como a artrite, entre outras.

Epicor 500mg - Para aumentar a Imunidade.

Quando eu devo visitar o imunologista? Não existe um momento certo para passar em consulta com um imunologista, mas é recomendado em um primeiro momento se consultar com um clínico geral que possa indicar um especialista para realizar o diagnóstico.

Alguns tipos de infecções e doenças, quando ocorrem com maior frequência, podem ser um indicativo de imunidade baixa. De acordo com a infectologista Vivian Avelino da Silva, do Hospital Sírio-Libanês, o que chamamos popularmente de imunidade corresponde, na verdade, ao nosso sistema imune.

Suco de limão, abacaxi e couve
Use o suco de três limões, duas fatias de abacaxi e duas folhas de couve, bata no liquidificador com um copo de água gelada, adoce a gosto e aproveite. Você também pode acrescentar folhas de hortelã para um sabor ainda mais refrescante.