Qual Exame de sangue detecta TDAH?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Não existem exames de sangue ou ressonância magnética capaz de apontar o TDAH. Como existem muitas desordens com os mesmos sintomas, é fundamental que o médico investigue todas as possibilidades antes de chegar à conclusão.

Não existe nenhum exame para avaliar se a criança em TDAH, o diagnóstico é realizado mediante os relatos da família e da escola, além de existir um questionário SNAP4 que aponta para possíveis sintomas de desatenção e hiperatividade.

O TDAH pode ser diagnosticado, pelo neurologista e psiquiatra, porém os médicos solicitam testes neuropsicológicos que são instrumentos da Avaliação Neuropsicológica , que investigam o funcionamento das áreas executivas do cérebro, atenção, memória, capacidade de concentração, QI entre outras áreas .

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

1- Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido. 2- Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras. 3- Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.

Eletroencefalograma detecta TDAH? Não, o eletroencefalograma não é capaz de diagnosticar o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

O diagnóstico do TDAH leva em consideração três formas de apresentação do transtorno: uma em que predomina a desatenção, outra em que prevalece o comportamento hiperativo e impulsivo e uma terceira que combina os sintomas das formas anteriores.

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

Para ser diagnosticada com TDAH, a criança deve apresentar sintomas em todos os ambientes, não apenas em casa ou na escola, e deve apresentar sintomas por pelo menos seis meses.

Em 30 de novembro de 2021, foi sancionada a Lei 14-254.21 que de acordo com o Diário Oficial da União, “dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem”.

O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

Alunos com TDAH podem ser reprovados. Entretanto, se o aluno possui laudo com diagnóstico do transtorno e se esse laudo foi apresentado à escola no início do ano letivo, o aluno ou o responsável tem o direito de cobrar da instituição de ensino estratégias pedagógicas diferenciadas.

Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos. Tem dificuldade para organizar compromissos e cumprir prazos. Reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado. Perde itens necessários como documentos, chaves, celular etc.