Qual Exame de sangue detecta lipedema?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Para confirmar o diagnóstico de linfedema, o melhor exame é a linfocintilografia.

O cirurgião vascular costuma ser o médico mais procurado para o diagnóstico de lipedema, mas, às vezes, ele não está atualizado no assunto. Apesar disso, o diagnóstico definitivo somente pode ser feito por médico.

Os sinais e sintomas comuns do linfedema são: Sensação de peso em alguns locais do corpo, como tórax, braço, perna ou abdome. Alteração da textura da pele, como enrijecimento e vermelhidão.. Dor, formigamento ou outro desconforto na região.

Os sintomas de linfedema
uma sensação de dor e peso; inchaço da região afetada, como braço ou perna; dificuldade de movimento; endurecimento e espessamento da pele (fibrose);

O tratamento considerado eficaz contra o lipedema é o procedimento cirúrgico que faz a retirada da gordura doente através da aspiração. É uma prática que acontece em etapas, respeitando o intervalo recomendado pelo médico. A quantidade de gordura aspirada também deve estar de acordo com as limitações de cada paciente.

Os mais variados tipos de exercícios são indicados, desde caminhadas e corridas até musculação, mas os exercícios aquáticos, como hidroginástica e natação estão entre os melhores no controle dos sintomas do lipedema.

Então, o lipedema é aquela deposição de gordura em membros inferiores, a comédia abaixo da cintura ou membros superiores, polpa, o abdômen, o tronco. É uma gordura doente, uma gordura que traz sintomas como dor, cansaço, peso.

Lipo nas coxas: quanto custa a cirurgia
Todos esses problemas são resolvidos com a lipoaspiração nas coxas. O preço médio do procedimento varia entre R$ 8.500,00 e R$ 16.800,00.

Diversos médicos especialistas têm tentado descobrir o motivo do surgimento do lipedema. Inclusive nós! Existem duas causas prováveis: a influência dos hormônios femininos e o fator genético.

A drenagem linfática é uma técnica que pode ser utilizada como parte do tratamento do lipedema, trazendo benefícios como a melhora da circulação, redução da inflamação e alívio da dor e desconforto.

E como saber que tenho linfedema? A resposta mais óbvia é: consultando com um angiologista ou cirurgião vascular. Em consulta, o médico vai procurar saber sobre história de linfedema na família, cirurgias recentes, traumas locais antigos ou recentes, doenças tratadas e medicações que esteja tomando.

É realizada a medida da circunferência do membro, geralmente com medidas de 10 em 10 cm acima e abaixo do cotovelo ou do joelho. É definida a presença de linfedema quando houver a diferença de 2 cm ou mais na circunferência de um membro em relação ao outro.

Além disso, o lipedema se diferencia do linfedema pela própria origem do problema. Enquanto o primeiro tem início com as mudanças hormonais, tais como puberdade, gestação e menopausa, o outro geralmente está ligado a infecções como erisipela ou momentos pós-cirúrgicos em que o sistema linfático foi afetado.

Caso você sinta suas pernas ou braços inchados no final do dia sem melhora significativa ao fazer repouso, isso pode ser sintomas de linfedema.

Linfedema

  1. Quando os vasos linfáticos sofrem lesão ou obstrução, o líquido linfático não consegue ser drenado e se acumula nos tecidos, causando inchaço.
  2. Bandagens compressoras ou meias de compressão pneumática podem ser usadas para reduzir o inchaço.

Estágio I: denominado fase de linfedema reversível. Os sintomas incluem edema depressível (ao apertar com o dedo, fica a marca no local por alguns minutos), pouca ou nenhuma fibrose dos tecidos e regressão completa com o repouso noturno. Ou seja, o paciente acorda com a perna completamente desinchada.

“Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

Confira algumas diferenças importantes entre elas: Distribuição da gordura – a gordura da obesidade tende a ser distribuída de forma mais uniforme no corpo. Já no lipedema, os depósitos de gordura costumam causar dor e ficam concentrados, principalmente, nas nádegas, pernas e, às vezes, no braços.

Lipedema-Diagnostico
Tipo II: acometimento até os joelhos com presença de tecido gorduroso na parte lateral e inferior dos joelhos; Tipo III: acometimento até os tornozelos com formação de “manguito” de gordura logo acima dos pés; Tipo IV: acometimento dos braços.

A prática de esportes e uma dieta saudável ajudam bastante durante as primeiras fases do lipedema. Os pacientes devem praticar esportes cerca de três vezes por semana durante pelo menos 45 minutos em cada sessão (o corpo só começa a queimar gordura após 30 minutos).

“Muitas são taxadas de preguiçosas por não conseguirem emagrecer, mas a questão é que elas podem fazer dietas e exercícios físicos diariamente e, mesmo assim, a gordura continuará em seu corpo porque a gordura do Lipedema não é obesidade, não é algo estético, é uma doença”, afirmou o diretor do Instituto Lipedema ...