Qual exame de sangue detecta inflamação no corpo?

Perguntado por: agil2 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Hemograma completo (HC) pode mostrar sinais de inflamação ou infecção por meio da contagem de glóbulos brancos em maior número. Anemia pode ser detectada por meio de medições de glóbulos vermelhos. A função hepática e renal pode ser avaliada.

A contagem dos glóbulos brancos serve para detectar infecções ou inflamações, avaliar a necessidade de se fazer uma biopsia da medula óssea ou analisar a resposta do organismo a tratamentos com antibióticos, quimioterapia ou radioterapia.

Significado de valores muito elevados da VHS
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem.

No processo inflamatório, os vasos se dilatam, há o aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos do corpo para o local lesionado.

A dosagem de proteína C reativa é um tipo de exame de sangue. Também chamado de PCR, o teste avalia a concentração sanguínea dessa proteína, produzida pelo fígado. Seus níveis elevados são considerados um indicativo de que o organismo está passando por um processo inflamatório.

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

A sigla PCR, que significa proteína C reativa, é uma proteína produzida no fígado. Quando a concentração sanguínea se eleva radicalmente é um alerta de que há um processo inflamatório em curso, como infecções, neoplasias, doenças reumáticas ou traumatismos.

Nos aparelhos com diferencial em 5 partes, um indicativo de inflamação e infecção bacteriana é a presença de granulócitos imaturos (IG%), superior a 3% pode auxiliar o clínico na investigação da suspeita de processos infecciosos e elucidação do quadro.

Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção.

Níveis extremamente elevados (PCR > 50 mg/dL) estão ligados à infecções bacterianas em aproximadamente 90% das vezes. A diferenciação entre inflamação e infecção aguda é melhor evidenciada quando os valores estão muito altos.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

A proteína C reativa é um marcador de fase aguda e está envolvida com o sistema autoimune atuando na ativação do complemento, fagocitose e liberação das linfocinas, e é encontrada no plasma de pacientes com doenças agudas (6). A VHS é um teste que determina a velocidade com que os eritrócitos sedimentam.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

8 melhores chás anti-inflamatórios naturais

  1. Chá de cravo da índia. ...
  2. Chá de gengibre, limão e alho. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Chá de açafrão. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá de arnica. ...
  7. Chá de hortelã-pimenta. ...
  8. Chá de macela e própolis.

O VHS com resultado alto indica a existência de inflamação, mas não é capaz de determinar a causa, o local ou a gravidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o exame deve ser interpretado no contexto clínico do paciente.