Qual Exame de sangue detecta baixa testosterona?

Perguntado por: treal . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Um teste de testosterona é um exame de sangue solicitado para medir a quantidade de testosterona livre ou total no sangue. Esse valor é geralmente indicado em nanogramas por decilitro de sangue. Esse é um exame disponível no Laboratório Freire.

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  1. Diminuição da libido;
  2. Disfunção erétil;
  3. Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  4. Dificuldade de atingir o orgasmo;
  5. Diminuição das fantasias sexuais.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.

SHBG é o exame que mede a globulina de ligação de hormônios sexuais. Ele é pedido principalmente em conjunto com outros exames para avaliar o estado dos níveis de androgênio no indivíduo – os hormônios masculinos. Nos homens, a preocupação é sobre a falta de testosterona, enquanto, nas mulheres, é sobre o excesso.

Testosterona Total - R$38,00 - Labi Exames.

O zinco é um bom aliado
Este mineral é importante para a produção de testosterona. A carne e o peixe são alimentos ricos em zinco, assim como o leite cru, o queijo cru, os feijões e o iogurte ou quefir feito com leite cru.

Check-up homem – até 45 anos: Hemograma, Colesterol Total,HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Glicose, Hemoglobina Glicosilada, GGT, TGO, TGP, Proteínas Totais e Frações, Sódio, Potássio, Creatinina, Ureia, PCR, TSH e Urina 1. PCR, TSH, Urina 1, Testosterona Total, Vitamina D, PSAT/LIVRE e Pesq. Sangue oculto.

As formas de reposição de testosterona hoje aprovadas no Brasil são as injetáveis (curta e longa ação) e o gel transdérmico.

O Exame de Testosterona Livre avalia se os níveis de testosterona no organismo estão dentro da faixa normal em homens e mulheres, sendo importante para a investigação de sintomas que possam estar prejudicando a qualidade de vida da pessoa.

consulta esse exame sai pelo valor de R$74.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

Abaixo segue os níveis ideais de testosterona em mulheres por idade: Idade entre 16 e 21 anos: 17,55 – 50,41 ng/dL; Acima de 21 anos: 12,09 – 59,46 ng/dL; Durante a menopausa: até 48,93 ng/dL.

Recomenda-se que o undecilato de testosterona seja aplicado de 10 a 14 semanas em uma dose de 250 mg/ml. Essa frequência e quantidade é ideal para manter os níveis de testosterona na medida certa, sem acúmulo no organismo.

Afinal, o que significa o SHBG baixo no homem?

  • Retenção de líquidos;
  • Surgimento de acne;
  • Aumento do apetite e ganho de peso;
  • Diminuição da massa muscular;
  • Irritabilidade e mudanças de humor;
  • Disfunção erétil;

SINTOMAS DE ” TESTOSTERONA BAIXA”
Quando existe uma redução dos níveis de testosterona além de certo ponto, é frequente encontrarmos sintomas como: Redução da libido (vontade de fazer sexo). Diminuição da qualidade ou frequência das ereções. Redução da massa muscular e aumento da quantidade de gordura corporal.

Praticar atividade física. Os exercícios de musculação realizados na academia com pesos estimulam a produção de testosterona e, por isso, é recomendado que a pessoa realize atividade física de forma regular e intensa durante pelo menos 30 minutos usando halteres, barras e elásticos.

Logo, em um check-up, por exemplo, você pode solicitar o exame — mesmo sem pedido médico e desde que o atendimento seja particular. Já caso exista alguma queixa, o ideal é procurar um clínico geral para que ele solicite esse exame e os auxiliares.