Qual etnia tem mais barba?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Pessoas de países do Mediterrâneo tendem a ter Barbas mais preenchidas em comparação com pessoas de outras regiões. De acordo com um estudo de 2016, homens Chineses têm, geralmente, menos crescimento de pelos faciais, do que homens Caucasianos.

Os homens já usaram barba em vários períodos da história. Os primitivos usavam-na para proteger-se do frio, os egípcios da realeza em sinal de status, enquanto seus sacerdotes depilavam-se para distanciar-se do aspecto animalesco do homem.

Um estudo publicado na prestigiada revista Science concluiu que usar barba é sinal de boa saúde. Isso porque, historicamente, o pelo facial era terreno fértil para os parasitas, o que levava ao surgimento de infecções variadas.

Apesar da barba ser algo comum para os homens, alguns sofrem por não ter ou ter poucos pelos. Isso pode acontecer por diversos motivos. Vamos entender alguns deles. A genética é um dos fatores para o crescimento da barba e passa de avós e pais para os filhos e netos.

Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.

Há ainda a possibilidade de inflamações na garganta durarem menos tempo, também por conta dos pelos faciais. A barba ainda é capaz de manter a pele do rosto mais jovem, já que ela fica protegida do vento e permanece hidratada.

Os mulçumanos usam mais a barba em homenagem a Maomé. Dizem que os hindus usam o bigode em homenagem a Arjuna, o companheiro de Krishna no Mahabharata, um dos cinco irmãos Pandavas. Dizem que os hindus usam o bigode em homenagem a Arjuna, o companheiro de Krishna no Mahabharata, um dos cinco irmãos Pandavas.

Segundo algumas enquetes, homens que usam barbas bem cuidadas têm mais chances de conseguir se destacar no trabalho e estão entre os preferidos por algumas mulheres na hora da paquera. Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância.

O que significa que vale observar o potencial de bigode e barba cheias das pessoas da sua família —a médica diz que esse mesmo fator genético determina antes mesmo do nascimento da pessoa se ela vai ter uma barba mais espessa ou mais fina, e se os pelos vão ser mais claros ou escuros.

Na opinião da maioria das mulheres, os homens que usam barba curta e rente ao rosto são considerados mais atraentes e ideais para uma relação de curto prazo. Já os homens com barba maior costumam ser associados a relações mais duradouras.

Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

Os homens muitas vezes experienciam o aumento de pêlos faciais até cerca de 30 anos de idade. Se você estiver em seu 20s, é provável que sua barba fique mais cerrada à medida que envelhece.

Com algumas exceções, como é o caso de Richard Branson, o presidente garotão da Virgin, pêlos no rosto não fazem parte do uniforme da maioria dos executivos. "Quanto mais conservador o ambiente, mais resistência as pessoas terão a homens com barba", diz a consultora de imagem Ilana Berenholc, de São Paulo.

Aposte em linhas verticais retas e acentuadas. Para este tipo de rosto, também é legal o uso de um cavanhaque quadrado e costeletas longas para afinar a face ajudando na simetria.

testosterona

É ainda durante a puberdade, que os hormônios dos rapazes começam a agir. O hormônio que é responsável pela barba é a testosterona, que dá aquela forcinha para os pelos começarem a crescer mais grossos e escuros.